Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFORÇO

Ação Itinerante contra Covid-19 chega à Estação das Docas nesta quarta (3)

Por Kátia Aguiar (COHAB)
02/06/2020 20h41

A Ação Itinerante do governo do Estado de combate à Covid-19 será instalada na Estação das Docas, em Belém, a partir desta quarta-feira (3). A população poderá acessar os serviços, no horário das 8h às 17h, na área de acesso ao embarque e desembarque de passageiros, ao lado do Ver-o-Peso.

Idealizada para levar serviços de saúde às pessoas com sintomas leves da doença, a ação já esteve em Ananindeua e nos bairros do Guamá, Pedreira e Marambaia, em Belém. Os atendimentos atingem os bairros mais populosos, perto de feiras e comércios.

A equipe composta de seis médicos (cinco cubanos), enfermeiros, técnicos em enfermagem, odontólogos, pessoal administrativo, apoio e serviços gerais oferta, exclusivamente para pacientes com sintomas e suspeita de Covid-19, consultas médicas, tomografia computadorizada, raio-x e medicamentos.

A coordenadora da ação, Alessandra Amaral: média de 150 atendimentos por bairro“Temos a média de 150 atendimentos por dia em cada bairro onde o serviço é montado, mas a expectativa para o atendimento na Estação das Docas é maior, pois deve abranger os trabalhadores de toda a área do ver-o-Peso e Comércio”, diz a coordenadora da ação, Alessandra Amaral.

Na ação de combate à Covid-19 no Pará, o governo do Estado tem garantido os serviços de atendimento da atenção básica com a ação itinerante também no interior. Para reforço no serviço de saúde, dois serviços de referência passaram a atender pacientes no sistema de porta aberta: o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, em Icoaraci, e a Policlínica Metropolitana.

Entre os equipamentos de entretenimento e turismo que foram transformados em estrutura hospitalar estão o Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, na capital - transformado em hospital de campanha - e o Centro Regional de Governo do Sudeste, em Marabá. O Parque da Cidade, em Santarém, também passou a abrigar um hospital de campanha.

A Ação Itinerante é coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com apoio da Fundação ParaPaz, Polícia Militar, secretarias de Estado de Educação (Seduc), Planejamento e Administração (Seplad) e de Articulação da Cidadania (Seac) e Ouvidoria Geral do Estado (OGE).

Serviço: para ser atendido na Ação Itinerante basta levar o Cartão SUS, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.