Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE AO CORONAVÍRUS

Hospital Abelardo Santos registra queda de 60% no número de atendimentos

Por Governo do Pará (SECOM)
02/06/2020 15h20

O Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS), localizado em Icoaraci, distrito de Belém, registra a diminuição em 60% no número de atendimentos nos últimos 10 dias. A comparação é com a quantidade registrada na primeira quinzena do mês de maio.

O hospital, que se tornou exclusivo para atendimentos de pacientes acometidos pela Covid-19, registrou uma média de atendimentos diários de 1.340 pessoas, entre pronto socorro e ambulatório. Em um único dia, o Hospital chegou a receber 1.639 pessoas, o que ocorreu no dia 08 de maio. Já nos últimos 10 dias, a média desses atendimentos caiu para 540 pacientes por dia, chegando a 240 pessoas na última segunda-feira (1º).

"A gente já percebe que gradativamente, a cada dia, o atendimento, tanto diurno quanto noturno, já tem diminuído bastante. Principalmente após o governo do Estado decretar as medidas mais drásticas de lockdown, por conta da curva que estava muito alta”, garante a coordenadora de atendimento do Hospital Regional Abelardo Santos, Alessandra Amaral.

Registra-se que na última semana, entre os dias 26 de maio ao dia primeiro de junho, o hospital contabilizou, em média, o atendimento de 390 pessoas por dia. No último sábado (30), houve o registro de 255 pacientes; no domingo (31), 258 atendimentos foram feitos; na segunda-feira (01), 240 pacientes receberam atendimento e nesta terça-feira (02), até às 7h, foram registrados 69 atendimentos, entre pronto socorro e ambulatório. 

“O governo vem tomando as medidas corretas diariamente para controlar a pandemia. Nesse momento, que alguns serviços voltam a funcionar, a equipe do hospital Abelardo Santos vai continuar acompanhando ainda mais de perto o quantitativo de procura para os atendimentos e vamos informando para o governador do Estado para que ele vá tomando as medidas corretas", informou a coordenadora. 

Portas Abertas – O Governo do Pará determinou, no dia 30 de abril, a mudança de perfil do Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS), que passou a funcionar com portas abertas para receber, sem encaminhamento, pacientes com sintomas de Covid-19, com o objetivo de facilitar e agilizar o atendimento da população. O hospital já era um dos hospitais referenciados para internação de casos graves da doença.

Registro - O Abelardo Santos já contabilizou 30.458 atendimentos, desde quando se tornou portas abertas, dia 30 de abril, até às 7h da manhã desta terça-feira (02).