Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
APERFEIÇOAMENTO

Sejudh participa de capacitação nacional sobre atendimento à mulher

Objetivo é melhorar serviços da rede nos estados brasileiros

Por Claudiane Santiago (SEJU)
02/06/2020 13h00

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres (CIPM), participou da capacitação nacional voltada para aperfeiçoar os serviços da rede de atendimento às mulheres nos estados brasileiros, promovida pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam II), da Polícia Civil do Distrito Federal.

O curso, por videoconferência, começou segunda-feira (1º) e seguirá até a próxima sexta-feira (5), com as presenças de servidores das delegacias e secretarias de políticas públicas para a mulher, com objetivo de compartilhar protocolos e preparação específica para atuar com o público feminino. 

“O curso aborda temas relevantes para o campo da atuação de todas as Deams que estão participando a convite da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres. Vem para ajudar a desmitificar como é feito o trabalho da rede de atendimento, principalmente das delegacias especializadas. Inclusive, já estamos articulando para realizar uma capacitação no Pará”, declarou a coordenadora de Integração de Políticas para as Mulheres da Sejudh, Márcia Jorge. 

Programação – A programação está sendo realizada na modalidade presencial e, também, disponível em plataforma digital ao vivo disponibilizada pelo Banco Mundial. O curso ficará disponível para acesso das secretarias que atuam com políticas públicas às mulheres de todos os estados. 

“Uma capacitação de extrema importância para ajudar os agentes da área da segurança no sentido de compreender o fenômeno da violência contra a mulher, para tornar o atendimento à vítima ainda mais acolhedor e humano”, enfatizou o diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Sejudh, Mayky Franco. 

A concepção da capacitação contou também com o apoio da Secretaria Nacional de Política para as Mulheres – vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos – e do Núcleo Judiciário da Mulher — Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (NJM/TJDFT).

“Estão sendo realizadas palestras com profissionais gabaritados em áreas como protocolos da PCDF, como o de feminicídio, e outros adotados para este público específico, atuação junto a outros órgãos do governo, como as secretarias de Desenvolvimento Social e da Mulher, preservação de informações e coleta de vestígios de crimes cibernéticos entre outros”, destacou a delegada titular da Deam II, delegada Adriana Romana.