Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABASTECIMENTO

Cerca de 50% da obra do sistema de água de Santarém já está concluída

Ao todo, 100 trabalhadores executam os serviços. O investimento é de R$ 130 milhões

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
02/06/2020 10h50

Esta semana, foi iniciada a perfuração do quarto poço de um total de seis estruturas profundasO projeto de ampliação do sistema de abastecimento de água de Santarém, realizado pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), já está com quase 50% concluído. Esta semana, foi iniciada a perfuração do quarto poço de um total de seis poços profundos que irão melhorar o atendimento à população santarena. Dois já foram perfurados no bairro Livramento, um no bairro Nova República e a equipe de perfuração está agora na área do sistema conhecido como Irurá.

No Irurá está a sede administrativa da Companhia em Santarém, que passou por reforma com serviços de alvenaria, instalação de cerca, revitalização do prédio e urbanização da área interna. 

No bairro Livramento, já foram perfurados dois poços e estão em andamento as obras do novo reservatório apoiado, a revitalização interna do reservatório existente e instalação da parte elétrica.

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Diego Batista, a partir deste mês, começarão a ser feitas gratuitamente as ligações domiciliares dos moradores que optaram por receber a rede da Cosanpa.

“A instalação de redes novas no setor Livramento já foi concluída, iremos começar a setorização da área e já realizamos o cadastro de moradores. Serão duas mil ligações gratuitas. A previsão é de que esse trabalho comece a ser feito agora em junho” - Diego Batista, engenheiro responsável pela obra.

Perfuração está agora na área do sistema conhecido como Irurá, onde fica a sede administrativa da Cosanpa em SantarémNo bairro Nova República, já foram feitas as estruturas de base dos reservatórios, casa de química e casa de cloração. Este sistema irá beneficiar os bairros Matinha, Floresta, Cambuquira, Nova República, Vitória Régia, Santo André e parte do Urumari. Cinco equipes trabalham na implantação de novas redes de distribuição, em trechos que ainda receberão asfalto da prefeitura, para que não seja necessário escavar a rua novamente.

Os investimentos no município estavam paralisados desde 2016. Em outubro de 2019, a obra de saneamento foi retomada e, até o momento, 47% já foi executada. Ao todo, cerca de 100 trabalhadores integram a equipe que dá continuidade às obras. O investimento de cerca de R$ 130 milhões será para a perfuração de seis poços, construção de cinco reservatórios e 300 quilômetros de novas redes para ampliar o abastecimento de água para mais de 20 bairros de Santarém. A previsão de conclusão é em 2021.