Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CORONAVÍRUS

Governo do Estado garante Ação Itinerante de combate à Covid-19 em três bairros da Grande Belém

Serviços são ofertados no Marco, Marambaia e no Centro de Ananindeua

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
01/06/2020 13h03

A Ação Itinerante, organizada pelo Governo do Estado para garantir atendimento rápido e eficiente para a população da Grande Belém com sintomas de Covid-19, chegou nesta segunda (1º) ao bairro do Marco, no Ginásio de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Os serviços serão ofertados no local até a próxima quarta-feira (3). Esta semana, a Ação também está sendo realizada nos bairros da Marambaia e no Centro de Ananindeua. Desde sábado, já passou pela Pedreira, Guamá e Maguari.

Dona Silvana Cardoso está com sintomas leves e se surpreendeu com o atendimento. “Não imaginava que seria assim. Pensei que teria tumulto, médico que nem olha para você. Mas, o atendimento foi perfeito, médica super atenciosa e não fiquei em fila longa. Foi ótimo, estão todos de parabéns”, agradeceu a autônoma.

Ubirajara Nogueira está desempregado e ficou muito de feliz de poder encontrar atendimento gratuito e perto de casa. “Eu passei pelo médico e fui muito bem atendido. Importante esse apoio que o governo do Estado está dando à população”, avaliou.


Os atendimentos na Ação Itinerante seguem o mesmo padrão já realizado no Hospital Abelardo Santos e Policlínica Metropolitana. Os pacientes passam por uma triagem, recebem atendimento médico e, caso necessário, recebem gratuitamente os medicamentos prescritos. Se houver necessidade, são encaminhados para realizar tomografia levados até o hospital ou policlínica para realização do exame. 

“O objetivo é trazer atendimento médico e distribuição de medicação ao paciente, chegar mais próximo da população. A gente observa os sinais vitais e, caso haja necessidade, ele é removido de ambulância até o Hospital Abelardo Santos, Policlínica ou Hangar para fazer a tomografia. Estamos atendendo pacientes com sintomas leves e moderados, que apresentem febre, dores no corpo, tosse, para que não haja agravamento” - Cristiana Huhn, coordenadora da ação no Marco.

Na manhã desta segunda, 75 pessoas já haviam sido atendidas quando o governador Helder Barbalho realizou uma visita ao local. O vice-prefeito de Belém, Orlando Reis, também esteve presente na ação e ficou impressionado com a estrutura de atendimento.

“Há de se ressaltar a estrutura espetacular que o governo do Estado montou, seja através do Hospital de Campanha, no Hangar, da Policlínica e através do Hospital Abelardo Santos. Estrutura física que milhares de pessoas podem recorrer. E, agora, tem ainda esse novo modelo de atendimento que aproxima cada vez mais as ações de saúde do governo do Estado da população. É uma medida que realmente aproximou as pessoas que estão sentindo sintomas de Covid-19 e quem ganha com isso é a população”, ressaltou.

O governador Helder Barbalho reforçou que as ações vão seguir na capital e no interior do Pará, para garantir que a população tenha acesso ao sistema de saúde.

“A estratégia é fortalecer o sistema de saúde com hospitais, leitos clínicos, leitos de UTI, mas também avançar para que o diagnóstico possa ser feito de maneira precoce, para que os casos leves e moderados possam ter o devido atendimento e evite o agravamento do quadro do paciente. Por isso, nós estamos com a policlínica, continuando o atendimento no Abelardo Santos, mas avançando também com as ações itinerantes” - governador Helder Barbalho. 

Ainda de acordo com o chefe do poder executivo no Pará, o fortalecimento das ações de saúde é essencial para garantir que as atividades econômicas possam ser retomadas com segurança no Estado. 

“Este momento é fundamental, a gente precisa fortalecer ainda mais as ações de saúde para permitir que a retomada gradativa, lenta, possa acontecer com segurança, com planejamento. Cuidando das vidas, priorizando a vida, mas também compreendendo a necessidade de retomada de algumas atividades dentro dos protocolos para que se respeite o isolamento social. Todos usando máscara, se prevenindo, cuidando de si e dos seus. Com essa grande união, vamos salvar a vida da população e vencer o coronavírus”, complementou o governador.

Serviço:

As ações itinerantes na Região Metropolitana de Belém estão nos seguintes locais: 

Belém – Bairro do Marco: Ginásio de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (Uepa), na Avenida João Paulo II, nº 769.

Belém – Bairro da Marambaia: Escola Temistocles de Araújo, no Conjunto Gleba I, R.WE-2, 01. 

Ananindeua – Bairro Centro: Escola Estadual Walter Bezerra Falcão, na Rua Vera Cruz, nº 300.

Os atendimentos são realizados de 8h às 17h30.