Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE AO CORONAVÍRUS

Governo atende mais de 500 pessoas em Belém e Ananindeua durante Ação Itinerante

Por Bruno Magno (SEOP)
31/05/2020 12h48

Moradores dos bairros Pedreira e Guamá, em Belém, e Maguari, em Ananindeua, todos na Região Metropolitana, recebem os serviços da Ação Itinerante que acontece desde o último sábado (30) e segue até a próxima terça-feira (2). Os bairros foram selecionados a partir do número de casos registrados de Covid-19. A iniciativa já atendeu mais de 500 pacientes nos três locais. 

Os atendimentos na Ação Itinerante seguem o mesmo padrão já realizado no Hospital Abelardo Santos e Policlínica Metropolitana. Os pacientes passam por uma triagem, recebem atendimento médico, e recebem kits com medicamentos, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. 

“Nos três locais nós atendemos os pacientes com sintomas gripais leves e moderados. Os pacientes têm a oportunidade de receber atendimento médico, realizam exames se necessário, e já saem com medicamentos. É uma ação importante que previne que a doença se agrave,  explica Alessanda Amaral, coordenadora do projeto, que esteve na manhã deste domingo (31) na Escola Estadual Walter Bezerra Falcão, em Ananindeua. 

As estruturas contam com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmácias para entrega de medicamentos. Somente ontem (30), a Ação Itinerante atendeu 115 pessoas em Ananindeua, 170 no bairro do Guamá e 218 na Pedreira, totalizando 503 atendimentos. 

O vendedor Osmar Tavares, de 41 anos, estava com sintomas gripais e procurou o atendimento neste domingo na escola, em Ananideua. “Ainda não tinha buscado atendimento médico e estou com todos os sintomas da doença. Fui muito bem atendido recebi atestado e receita médica para me tratar em casa”, disse. 

Preocupada com a possibilidade de transmitir a doença para a filha de cinco anos, a técnica em radiologia Janielle Lima, de 31 anos, também procurou atendimento neste domingo. “Fiquei preocupada porque estou com uma gripe leve e tenho uma filha pequena em casa, então fiquei sabendo da ação e vim me consultar porque estou com sintomas. O bom é que sai com todos os medicamentos. Todos estão de parabéns”, explicou. 

Equipes da Sespa, Seplad, Polícia Militar e Fundação Parapaz participam da iniciativa, que oferece ainda máscaras, água e sopão às pessoas que procurarem pelos atendimentos. 

Serviço: A Ação Itinerante será realizada até a próxima terça-feira (2), no horário de 8h30 às 17h30, na Escola Estadual Zacarias de Assunção, no Guamá; na Escola Salesiano do Trabalho, na Pedreira; e na Escola Estadual Walter Bezerra Falcão, em Ananindeua.