Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTEÇÃO

Seap reforça estratégias de combate ao Coronavírus com alinhamento de equipe

Gestores avaliam de forma constante a execução de ações de cuidado aos servidores e custodiados

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
26/05/2020 22h21

O combate ao novo coronavírus no sistema penitenciário exige dedicação para que a saúde de servidores e custodiados seja preservada. Atuando no enfrentamento à Covid-19, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realiza reuniões virtuais diárias com todos os seus gestores. O trabalho em equipe é essencial para os bons resultados contra o novo coronavírus. 

Seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), quanto ao distanciamento social, as reuniões ocorrem por meio de videoconferência e contam com a participação do secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos; da Chefe de Gabinete, Sheila  Faro; de 48 diretores das unidades prisionais e de todo o corpo diretivo das unidades administravas. São abordados os dados obtidos com levantamento diário acerca dos índices de contágio, suspeita, afastamento e recuperação, além das ações de orientação, acompanhamento, atendimento, medicação e apoio prestadas.

A integração entre os representantes permite que as estratégias para conter o avanço do vírus e a propagação da doença sejam mais efetivas com a utilização do protocolo de atendimento desenvolvido e a realização das ações de saúde, voltadas aos cuidados tanto com a população prisional quanto aos que prestam serviços ao sistema penitenciário.

A Seap continua dando andamento às demais atividades que movem o sistema prisional paraense, como por exemplo o cuidado com cormobidades dos internos - acompanhados e tratados regularmente - e todos os assuntos administrativos necessários ao funcionamento da secretaria. 

Equipamentos de proteção individual são entregues e repostos semanalmente. Mais de 170 mil máscaras, 20 mil pares de luvas, 10 mil litros de álcool em gel e 600 garrafas de 2 litros de álcool 70% líquido já foram entregues, além da produção própria de máscaras de tecidos e capotes.

No cuidado ao servidor, o acompanhamento da saúde é feito por meio de uma plataforma virtual, além de atendimentos por telefone e presenciais, com a realização de testes rápidos e entrega de medicamentos.

Para reduzir o risco de contágio entre custodiados, são oferecidos limpeza e desinfecção diária das unidades, ações de saúde com imunizações, além da implantação da vídeo-visita e vídeo-entrevista. Atendimento e isolamento de casos suspeitos e a criação da sala de emergência, com atendimento 24h são medidas que possibilitam tratamento em caso infecção.