Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE AO CORONAVÍRUS

Tucuruí recebe cinco novos leitos de UTI para o tratamento de pacientes da Covid-19

Por Raphael Graim (VICE-GOV)
25/05/2020 16h45

Chegaram, na manhã desta segunda-feira (25), em Tucuruí, no sudeste do Estado, os equipamentos para a montagem de cinco novas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) para atendimento de pacientes acometidos pela Covid-19. Os respiradores, ventiladores e bombas de infusão estão sendo instalados no Hospital Regional da cidade. 

Estes equipamentos fazem parte dos 120 respiradores que chegaram ao Pará na última sexta-feira (22), por meio de articulação com o Ministério da Saúde, que estão sendo alocados em todas as regiões do Estado, fazendo com que o Pará chegue na marca de 520 leitos de UTI exclusivos para atender pacientes da Covid-19. 

Com o reforço dos cinco respiradores, o Hospital Regional de Tucuruí passa a contar com 14 Unidades de Tratamento Intensivo exclusivas para tratamento da Covid-19, além de outros 21 leitos clínicos, que atendem a população da cidade e de demais municípios da região. 

O diretor do HRT, Dr. Robson Rosa, explica que houve uma readequação no hospital devido a grande demanda de casos na região. “Essa área era um ambulatório e estava desativada. Ela passou por uma reforma geral e viraram leitos. A princípio, foi feito como leitos clínicos, que basicamente só precisam do oxigênio para fazer o tratamento da Covid-19. Só que como a demanda tá muito alta e a região estava com poucos leitos de UTI, a ideia é transformar o espaço em mais 26 leitos de UTI, além dos nove que já temos. Hoje já recebemos cinco respiradores”, informou o diretor. 

Devido o espaço ser inicialmente destinado aos leitos clínicos, estão sendo feitos ajustes para que haja todo o suporte à instalação dos respiradores, como a colocação de ar comprimido, além do oxigênio. A expectativa é que, até a próxima quarta-feira (27) os cinco leitos de UTI sejam definitivamente entregues e fiquem disponíveis para a população.