Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VITÓRIA DO XINGU

Internos de unidade prisional produzem materiais de combate à Covid-19

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
25/05/2020 15h17

Internos do Centro de Recuperação Masculino de Vitória do Xingu (CRMV) estão produzindo materiais de limpeza utilizados no combate a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. A iniciativa partiu da diretora da unidade prisional, Patrícia Abucater, que coletou informações e aprendeu a produzir os materiais durante curso feito ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), para custodiados, em fevereiro deste ano. Após a conclusão do curso e a capacitação de 23 apenados, a diretora seguiu com o trabalho e deu início ao projeto que denominou como "A Arte de Viver Bem".

Hoje outros internos da casa penal aprendem os trabalhos, aumentando o estoque de materiais de limpeza e proporcionando que mais custodiados exerçam atividades laborais e profissionais. Entre os itens produzidos estão: sabão líquido, sabão em barra, desinfetante, detergente e amaciante.

A produção destes materiais tornou a unidade autossuficiente quanto à necessidade de produtos de limpeza, possibilitando que outras casas penais possam ser ajudadas com a distribuição dos produtos fabricados no local. Além disso, na unidade, também são confeccionadas máscaras de proteção contra a Covid-19 para custodiados e servidores, além de uniformes para os apenados.

O diretor de Reinserção Social (DRS) da Seap, Belchior Machado, explica a importância deste tipo de iniciativa em unidades prisionais. "É de extrema importância que as unidades prisionais desenvolvam atividades que sejam compatíveis com a autossuficiência do sistema prisional. Estamos investindo em maquinários e células de produções de materiais que são utilizados no dia a dia das unidades prisionais, o que, além de garantir a remição de pena para os custodiados que desenvolvem as atividades, traz economia, pois passamos a produzir aquilo que antes comprávamos para manter o ambiente prisional limpo, estruturado e organizado", disse.

Também foi instalada uma estação de higienização das mãos na entrada da unidade, na qual uma pia com água e sabão permite que todos lavem as mãos antes de entrar na unidade. Também foram colocados frascos de álcool em gel 70% em todos os postos de trabalho para higienização das mãos. Os custodiados e servidores da unidade também receberam palestras explicativas para se atualizarem e tirarem dúvidas quanto a pandemia.

Como medida de prevenção, ainda no início da pandemia, todos os servidores passaram por avaliação médica. No caso de funcionários que apresentem qualquer sintoma gripal, este é atendido pela equipe de saúde da unidade, inclusive realizando testes rápidos quando necessário. 

Os internos pertencentes ao grupo de risco estão isolados dos demais custodiados, bem como aqueles que apresentam sintomas gripais, sugestivos da Covid-19. Além disso, os novos apenados que chegam à unidade só são alojados nos blocos carcerários após um período de 14 dias de isolamento e se não apresentarem sintomas gripais. Para prevenir a Covid-19, o banho de sol é realizado separadamente, por quadrante, para evitar aglomerações e, na oportunidade, os colchões são colocados no sol, para evitar a proliferação de ácaros. Todos os custodiados utilizam máscaras.

Os trabalhos executados por internos a partir de capacitações servirão como forma de renda para o sustento familiar, quando estiverem novamente em liberdade. É o que afirma o custodiado Francisco de Castro. “Quando eu sair quero usar como profissão, como uma forma de começar a minha vida”, disse. Ele explica ainda que mesmo que futuramente tenha outro emprego, pretende utilizar esses ensinamentos em momentos livres para aumentar sua renda. “Se eu tiver um trabalho fixo lá fora, posso muito bem fazer esses trabalhos nos finais de semana e contribuir com a minha renda para que eu possa sustentar a minha família”, concluiu.

Este e outros custodiados da casa penal também têm o plano de utilizar as capacitações recebidas durante o cumprimento da pena para garantir renda própria e familiar quando estiverem em liberdade. Para o interno Maycon, por exemplo, as diversas capacitações realizadas na unidade são uma oportunidade de ter uma nova vida. “A casa penal vem ofertando cursos para que a gente possa se especializar de uma forma para, mais adiante, ajudarmos nossa família. Já teve curso de panificação, de pintura, de serigrafia e outros cursos que devem vir”, disse.

Com um trabalho feito também em conjunto por apenados e funcionários da unidade, uma plantação de sete hectares de açaí é cultivada e mantida. As mudas foram doadas pela Norte Energia à Seap e a intenção da administração da casa penal é que a futura colheita desta plantação possa gerar renda para unidade.

A diretora do CRMV explica que é notável a mudança de comportamento dos custodiados. “Isso é muito importante porque nós vemos cada dia mais internos se interessando, se ressocializando, mudando de conduta e entendendo a nova era do sistema penitenciário”, finalizou. 

Os materiais utilizados para a confecção dos produtos de limpeza são doados por parceiros, colaboradores e funcionários da unidade prisional. Sem esquecer a importância dos cuidados com a saúde neste momento de pandemia, todos os internos e participantes do projeto utilizam materiais de proteção individual durante as atividades.