Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA

Governo realiza convocação para entregar recursos do Fundo Esperança e anuncia nova abertura de cadastro

O dinheiro já está disponível para 26.700 micro e pequenos empresários paraenses

Por Governo do Pará (SECOM)
24/05/2020 15h40

O governo do Estado vai realizar uma convocação para repassar os recursos do Fundo Esperança que já estão disponíveis, mas ainda não foram sacados por 26.700 micro e pequenos empresários paraenses. A partir deste domingo (24), os beneficiários já podem acessar o link www.fundoesperanca.pa.gov.br para consulta.

Basta digitar o número do CPF ou CNPJ e a data de nascimento. "É o contato para que estas pessoas que tiveram o seu cadastro aprovado possam procurar o Banpará imediatamente para receber o recurso. Os recursos estão disponíveis, mas não foram retirados até agora", informou o governador Helder Barbalho, em um vídeo postado em suas redes sociais.

Ao avaliar o cenário da pandemia, o governador do Pará ressaltou que esse é o momento de fortalecimento do pequeno empreendedor, de dar apoio total para o empreendedor individual, para o trabalhador informal. De acordo com ele, categorias como as dos feirantes, ambulantes, do comércio informal são as que mais precisam do apoio dos governos.

O Fundo Esperança garante recursos para que pequenas empresas e trabalhadores autônomos possam manter seus empreendimentos, no período da pandemia no novo coronavírus. No primeiro momento foram aprovados 47 mil cadastros, e já foram pagos aproximadamente 56 milhões de reais para 24 mil pessoas. 

De acordo com avaliação técnica, podem ter ocorrido problemas nos cadastros de possíveis beneficiários que ainda não foram sacar o dinheiro e já está disponível no banco.

"O Governo está trabalhando para que, quem se cadastrou, possa ir até o banco e receber o seu dinheiro porque já foi analisado, já foi aprovado, porém pode ter havido algum dado errado no cadastramento, de telefone, email, etc" - Adler Silveira, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia.

Além desta convocação, o governo do Estado já anuncia uma nova abertura de cadastro. "Nós estamos fazendo uma nova abertura, um novo cadastro, um novo chamamento para aqueles que não conseguiram se inscrever na primeira rodada e nós estamos ofertando mais 80 milhões de reais para novos interessados no Fundo Esperança", destacou o governador Helder Barbalho, esclarecendo ainda: "Nós sabemos que esse apoio, ele não resolve o problema totalmente, mas estamos fazendo o que é possível para diminuir a carga, o sofrimento da nossa população diante da doença".

O Fundo é gerenciado pela Sedeme e operacionalizado pelo Banpará, em parceria com o Sebrae-Pará (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). São R$ 200 milhões em créditos de até R$ 15 mil, com juros de 0,2%, carência de 60 dias e 36 meses de prazo para pagamento.