Estado amplia leitos de UTI no Hospital dos Caetés com entrega de 27 novos respiradores
Total de leitos de UTI específicos para pacientes de Covid-19 aumentará para 520, no Pará
Os respiradores enviados pelo Governo do Pará ao Hospital Regional dos Caetés, em Capanena, no nordeste do Estado, já foram testados e instalados. Os 27 equipamentos são parte dos 120 adquiridos por meio de articulação com o Ministério da Saúde, que chegaram à capital paraense na sexta-feira (22), e dos 10 recuperados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
"Estamos buscando avançar na ampliação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para salvar a vida da nossa população. E, particularmente aqui na região dos Caetés, o hospital estava com dez leitos de UTI. Estamos incrementando esse número, que agora chega a 37, todos com respiradores funcionando, monitores paramétricos, bombas de infusão e toda a estrutura para colaborar no enfrentamento", afirmou o chefe do Poder Executivo, Helder Barbalho.
Leitos de UTI darão suporte aos casos graves de Covid-19
Com os novos aparelhos, a unidade passa a dispor de 68 leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com síndrome respiratória grave, sendo 31 clínicos e 37 de UTI.
Além da melhoria na estrutura, o Governo do Pará também comprou Azitromicina, Hidroxicloroquina e Cloroquina para Capanema. A medicação integra o protocolo terapêutico do Ministério da Saúde para o tratamento de Covid-19. Contudo, a decisão final do uso cabe aos pacientes, a partir de prescrição do médico, que também deve informar sobre os efeitos colaterais.
Prefeito de Capanema Chico Neto"Desde o primeiro momento, temos tomado todas as medidas necessárias, orientando a população sobre a prevenção contra a doença. A vinda de mais 27 leitos de UTI por parte do Estado aumenta a estrutura para o atendimento dos casos mais graves da doença", complementou o prefeito de Capanema, Chico Neto.
Atendimento - A partir de 1º de maio, o hospital disponibilizou 100% da sua capacidade para o atendimento de pacientes vítimas da pandemia, oriundos tanto de Capanema quanto dos outros 15 municípios localizados na região dos Caetés. Até agora, a unidade realizou 88 internações e deu alta para 39 pacientes recuperados da doença.
Diretor geral Lucas Mazziero"É um desafio muito importante. Estamos fazendo a capacitação de todos os profissionais para receber estes pacientes. Os novos equipamentos pretendem dar conta desta demanda de pessoas que precisam de atendimento intensivo e desafogar as unidades no Município", disse Lucas Mazziero, diretor geral do Hospital.
Ampliação - Com a chegada dos respiradores, o Pará aumentará para 520 a quantidade de leitos de UTI específicos para pacientes de Covid-19. "Estamos avançando com as ações da Policlínica e também com leitos de UTI no Hospital Santa Maria Zacaria, em Bragança, e, nos próximos dias, com a entrega do Hospital Regional de Castanhal, nós estaremos reforçando ainda mais esta estrutura de saúde para a região nordeste", concluiu o governador.