Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FISCALIZAÇÃO

Detran registrou dez notificações em descumprimento ao lockdown nas últimas 24 horas 

Órgão ampliou os pontos de fiscalização em Belém

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
19/05/2020 15h54

Veículos de passeio e usuários de transportes coletivos são alvos da fiscalizaçãoNas últimas 24 horas, dez notificações foram realizadas pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran) em descumprimento ao decreto governamental que estabeleceu o lockdown. As notificações registradas pelos agentes foram aplicadas em todo o Estado a pessoas físicas que insistiam em transitar sem a comprovação necessária. 

Como medida preventiva ao novo coronavírus, os agentes de fiscalização dão continuidade a operação de monitoramento pela capital e em vários municípios do Estado. O Detran realiza diariamente mais de dez pontos de bloqueios de via, em parceria com outros órgãos de segurança e agentes sanitaristas municipais. 

“Precisamos fortalecer os nossos pontos de fiscalização para conseguir atingir o índice de isolamento social recomendado pelos órgãos de saúde”, ressalta Ivan Feitosa, coordenador de operações.

Na manhã desta terça-feira (19), o órgão ampliou os pontos de fiscalização em Belém e montou barreiras em locais estratégicos a fim de restringir a circulação inadequada nas vias. Em alguns locais de atuação como Almirante Barroso, Avenida João Paulo II e rodovia Arthur Bernardes, houve um registro intenso de veículos, “além dos bloqueios de via, também realizamos rondas para identificar quais os pontos mais críticos que necessitam de fiscalização”, reforça o gestor.   

As ações também ocorreram nas cidades de Tucumã, Vigia, Capanema e Castanhal, através de barreiras sanitárias e abordagens de orientação na entrada destes municípios. 

Contudo, a necessidade de se comprovar que está nas ruas para uma atividade essencial não é válida apenas para os veículos de passeio. Usuários de transportes coletivos também são alvo da fiscalização quanto ao uso de máscaras e a determinação de não permitir passageiros em pé. 

Balanço fiscalização - Desde o início da operação lockdown, além das notificações em descumprimento ao decreto, o órgão já registrou  mais de 100 autuações de trânsito em todo o estado. A sua maioria por conduzir motocicleta sem o uso do capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção - o que é considerado infração de natureza  gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Também no auxílio às medidas preventivas da Covid-19, os agentes de fiscalização já distribuíram quase 3 mil máscaras em ações de orientação e higienização aos condutores e usuários dos transportes coletivos.