Secult realiza 18ª Semana Nacional de Museus com programação digital

Iniciativa busca aumentar a relação dos espaços de memória com a sociedade

18/05/2020 19h17 - Atualizada em 18/05/2020 19h46
Por Gabriel Marques (SECULT)

Com o objetivo de unir instituições museológicas e promover atividades para todos os públicos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e do Sistema Integrado de Museus (SIM), realiza a 18ª Semana Nacional de Museus, oferecendo uma programação digital nas redes sociais, com o objetivo de conectar museus e pessoas. Com o tema “Museu é ideia, Museu em rede”, os conteúdos serão publicados nas plataformas da Secult, de 19 a 22 de maio.

Criado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, a inciativa visa aumentar a relação desses espaços de memória com a sociedade. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que coordena e norteia essa agenda, orientou os espaços a desenvolverem programações digitais e interativas, devido à pandemia causada pela Covid-19.

Na Secult, o calendário contará com conteúdos que vão desde curadorias digitais de espaços, como o da Casa das Onze Janelas, a palestras e lives com discussões de temas como Arqueologia Amazônica, Cultura Marajoara e preservação do patrimônio cultural. “Hoje, o museu se constitui muito mais no espaço a partir de princípios do que um lugar que coleciona. Por isso, vamos discutir e debater a importância desse ambiente na nossa realidade amazônica, em que as manifestações culturais têm uma importância muito grande na afirmação da nossa identidade”, destaca Armando Sobral, diretor do Sistema Integrado de Museus.

Ainda segundo o diretor, incorporar a internet na relação com os museus é fundamental. “A internet veio transformar nossa realidade em algo dinâmico, o que também reflete nos museus e acaba exigindo que ele se configure, não apenas a partir da sua realidade física, mas como realidade virtual também”, afirma Armando.

Para a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal a situação atual nos possibilita experimentar novas dinâmicas culturais. “Este momento difícil e doloroso é também provocativo e instigador para a atividade cultural. A hiperconectividade nos empurra na direção de novas dinâmicas. E os espaços museais entrarão nesta dança virtual com um mergulho em seus conceitos, sua missão na preservação da memória e na construção de novas elaborações artísticas, de novos diálogos possíveis com o patrimônio e com os processos criativos”, ressalta Ursula.


Serviço:

18ª Semana Nacional de Museus – “Museu é ideia. Museu em rede”
De 19 a 22 de maio 
Local: Plataformas digitais da Secult (@Secultpa)

Programação completa: 

Terça-feira (19/05)

LIVE 1 -“Arte Contemporânea: Curadoria 'Dilemas 2019'”
Convidado: John Fletcher - Doutor em Antropologia (PPGA/UFPA), professor dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais (UFPA) e membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).
Mediação: Dayseane Ferraz - Técnica em Gestão Cultural/Pesquisadora do (SIM/SECULT)
Horário: 19h
Rede: Instagram

Quarta-feira (20/05)

"Gestão do Patrimônio Arqueológico: acervo do Estado do Pará"
com Paulo Canto, arqueólogo do Sistema Integrado de Museus
Horário: 11h
Rede Social: Instagram (IGTV)

LIVE 2 - "A paisagem como patrimônio cultural"
Convidado: Fernando Mesquita - arquiteto e urbanista, mestre em preservação do patrimônio cultural e servidor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) 
Mediação: Armando Sobral - Diretor do SIM
Horário: 19h
Rede social: Instagram

Quinta-feira (21/05)

LIVE 3 - Livro: "Um grego agora nu: índios marajoara e a identidade nacional brasileira"
Convidada: Ana Maria Linhares - Professora de História da Universidade Federal do Pará (UFPA) e antropóloga.
Mediação: Cassia da Rosa - Diretora do Museu do Estado do Pará (MEP)
Horário: 19h
Rede social: Instagram

Sexta-feira (22/05)

LIVE 4 -"Um olhar museológico sobre a presença da Arte Conceitual nas coleções de Belém"
Convidada: Marcela Cabralit - Professora do curso de Museologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Crítica Cultural (UNEB) e 
Doutoranda em Artes (UFPA). 
Mediação: Emanoel Júnior - Coordenador do Núcleo de Documentação e Pesquisa do Sistema Integrado de Museus (SIM)
Horário: 19h
Rede social: Instagram