Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Centro de Formação da Seduc abre inscrições para 2ª edição de cursos de formação continuada

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
18/05/2020 14h27

O Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), vinculado à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), inicia nesta terça-feira (19), as inscrições para cursos de formação continuada para os meses de maio e junho. Podem participar professores da educação básica de todo Estado do Pará, portanto, serão contemplados professores da rede estadual, municipal e federal de ensino. 

Esta será a segunda oferta de cursos do Cefor na modalidade à distância em 2020. Em abril foram ofertadas 1,1 mil vagas, todas preenchidas em apenas três horas após a abertura das inscrições. A maioria dos inscritos pertence à rede estadual (66,2%). As redes municipais participaram com 33,1%; servidores da rede federal também participaram em escala bem inferior (0,7%).

Nesta edição a novidade é que novos cursos estão sendo ofertados e a carga horária foi ampliada, variando entre 50 a 60h. São 1.250 vagas, 600 delas voltadas para a educação digital com o curso “Ferramentas Digitais para educação à distância”, tendo à frente a Coordenação de Tecnologia Aplicada a Educação (CTAE). Os cursos ofertados nesta etapa são: Procedimentos de Leitura na Educação Básica: a elaboração de enunciado em atividades escolares; BNCC em debate: uma visão panorâmica; Práticas de Leitura e Escrita: letramentos possíveis; O Ensino de Ciências no Brasil: cenário atual e perspectivas; Gestão Escolar e Educação Inclusiva: desenvolvendo processos que promovam a educação para todos; Trabalhando os Conceitos Geométricos com o Geogebra; Resolução de Problemas e os Problemas do Campo Aditivo e Multiplicativo; Trabalhando as Transformações Geométricas a partir de um Espaço Vetorial Euclidiano; Aportes da Psicopedagogia e da Neurociência na Aprendizagem Sócioemocional; Ferramentas Digitais para a Educação à Distância – Básico; e Ferramentas Digitais para a Educação à Distância – Avançado.

De acordo com o Coordenador do Cefor, professor Augusto Paes, os cursos constituem uma oportunidade importante para os profissionais da educação básica de todo o Estado do Pará, na medida em que permitem a possibilidade de reflexão da própria prática pedagógica, em seus aspectos teóricos e metodológicos, além de permitir a interação com outros educadores, criando uma grande rede colaborativa de aprendizagem e troca de experiências. Paes, destaca ainda que a certificação ocorrerá de forma automática após o encerramento dos cursos pela própria plataforma do Cefor. 

Os cursos irão ocorrer na plataforma Google Sala de Aula, no período de 26 de maio a 30 de junho. Já as inscrições podem ser feitas nos dias 19 e 20 de maio, no site da Seduc.