Secult divulga lista final do Edital Prêmio Preamar de Cultura e Arte

Ao todo, 100 projetos foram selecionados

12/05/2020 22h22
Por Thaís Siqueira (SECULT)

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), segue com as ações de valorização e fomento à cultura, mesmo durante o período de distanciamento social. Nesta terça-feira (12), a Secult divulgou a relação final com os 100 projetos selecionados no Edital Preamar de Cultura e Arte, que receberão o prêmio no valor de R$ 28 mil reais.

Foram contemplados trabalhos de diversas linguagens e expressões artísticas de todas as Regiões de Integração do Estado. Como as Regiões do Araguaia, Tapajós, Lago de Tucuruí e Rio Capim, por falta de inscrições, não completaram as sete vagas previstas nas cotas regionais, as vagas restantes foram redistribuídas entre as demais regiões, de acordo com o ranking de pontuação dos projetos. Entre os selecionados, 23% é proveniente da Região do Guajará, que teve mais de 50% dos projetos inscritos. Os segmentos contemplados foram artes cênicas (20%), artes visuais (34%), cultura popular (32%) e música (14%).

A secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, destaca que o Edital foi lançado logo no início do ano como uma ampliação das políticas de fomento à produção e circulação cultural, que já vinham sendo implementadas pela Secult, e frisou a importância da iniciativa no atual momento para garantir a continuidade da produção cultural no Pará.

“Incluímos mais linguagens artísticas, aumentamos o valor da premiação e triplicamos os recursos investidos no edital, em relação ao Preamar lançado no final do ano passado. Realizamos oficinas de elaboração de projetos em todas as regiões de integração - em algumas de maneira virtual por causa da pandemia. Ainda assim, tivemos mais de 400 fazedores e fazedoras de cultura participando da qualificação, o que resultou em mais de 420 projetos inscritos”, explicou a secretária.

Fomento à cultura – Este ano, o edital Preamar teve seu cronograma alterado para auxiliar emergencialmente a classe artística diante do cenário de pandemia, onde todos os espetáculos e apresentações presenciais foram suspensos, como medida preventiva à proliferação da Covid-19. A Secult segue promovendo ações de valorização da cultura paraense, buscando modelos de apoio emergencial até que as atividades artísticas sejam novamente liberadas.

A partir da publicação da lista de selecionados, a equipe da Secult entrará em contato com os artistas contemplados para proceder a assinatura dos contratos e solicitar os dados bancários. O recebimento da remuneração do Edital Prêmio Preamar de Cultura e Arte poderá ser feito em qualquer banco, desde que a conta corrente indicada seja no nome do proponente. Para conferir a lista completa, acesse: secult.pa.gov.br/informativos.