Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Cartilha elaborada pela Emater orienta agricultor rural sobre a Covid-19

Material reúne informações e recomendações sobre as medidas de prevenção e combate da doença

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
11/05/2020 12h00

Neste período de pandemia, a produção, circulação e comercialização de alimentos são consideradas atividades essenciais e não podem parar. Com papel fundamental na agricultura paraense, por estar presente nos 144 municípios, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) elaborou uma cartilha informativa para orientar tanto empregados quanto agricultores sobre dados preventivos à Covid-19. Acesse a cartilha aqui.

Combate ao coronavírus: cartilha reúne informações

A cartilha reúne informações e recomendações sobre as medidas de prevenção preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Governo do Estado do Pará. É possível também conferir dados técnicos sobre segurança no trabalho. 

A Emater, constantemente, oferece serviços de orientação técnica e extensão rural a pequenos agricultores. "Nós fortalecemos esta relação, porque 70% do que cada família consome vem da agricultura familiar, e os produtores precisam oferecer alimentos de qualidade, ainda mais nesse período”, reforça a presidente da Emater, Cleide Amorim. 

As orientações da cartilha informam sobre as corretas medidas de higiene para por em prática em casa, no trabalho, no campo, e são reforçadas com figuras ilustrativas, para facilitar o entendimento. Aborda, também, o correto uso de máscaras e a eficiência de proteção dos diversos tipos de materiais utilizados para a confecção. 

Com elaboração e formatação do Núcleo de Metodologia e Comunicação (NMC) da Emater, o estudo reuniu profissionais de outros setores da empresa, como a socióloga Rosa Helena Campos, do Núcleo de Documentação Institucional (NDI), e o técnico em segurança no trabalho, Robert Melo, da Coordenadoria de Administração e Desenvolvimento de Recursos Humanos (Codes).

Presidente da Emater, Cleide Amorim

“A cartilha foi pensada considerando a importância da adoção de novos hábitos para garantir comportamento seguro, sem desafiar os riscos, pois esta responsabilidade é de todos que fazem parte da organização, inclusive dos próprios agricultores, assistidos ou não pela Emater”, disse Cristiane Corrêa, chefe do NMC, que também participou da elaboração do documento. 

Parceria – A Emater conta com a parceria de instituições importantes neste período de pandemia. A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) sempre troca experiências, no sentindo de fortalecer a relação com o agricultor, com a elaboração de materiais informativos e adaptados a realidade do campo. 

“O importante é manter os agricultores informados, sempre com linguagem acessível, para que continuem trabalhando com a máxima segurança e a qualidade necessária, para garantir alimentos na mesa da população”, reforça Cleide Amorim.