Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CLIMA

Previsão de chuvas intensas em grande parte do Pará neste mês de maio

Boletim divulgado pela Semas aponta valores pluviométricos de 300 a 400 milímetros na RMB

Por Rita Câmara (SECOM)
10/05/2020 14h11

RMB: pancadas de chuvas no período da tarde e início da noite

Um boletim especial divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e
Sustentabilidade (Semas) neste domingo (10), aponta que o mês de maio, assim como abril, será de chuvas intensas em grande parte do Estado.

O prognóstico climático foi feito pela Semas em parceria com pesquisadores do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), integrante da Rede de Previsão Climática e Hidrometeorológica do Pará (RPCH), coordenada pelo órgão ambiental estadual.

Segundo a previsão, nas cidades da região metropolitana de Belém, do nordeste paraense, arquipélago do Marajó e grande parte do Baixo Amazonas são esperadas chuvas acima da normalidade, com valores pluviométricos de 300 a 400 milímetros. 

"Para a região metropolitana de Belém é esperado tempo quente e abafado ao longo do dia que, por consequência, desencadeia pancadas de chuvas no período da tarde e início da noite”, explica Saulo Carvalho, coordenador do Núcleo de Hidrometeorologia da Semas. 

No extremo sul do Estado, os volumes também devem continuar acima da média, com valores mensais de 100 a 150 milímetros. Já na porção sul do Pará, com base nos dados históricos, o mês de maio é caracterizado pela transição da estação chuvosa para o início do período de seco. Nas demais regiões, as chuvas devem ocorrer dentro da normalidade.