Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESINFECÇÃO

Higienização de vias públicas ocorreu em mais oito bairros

Comboio conta com carro som para anunciar a ação e orientar a população sobre o decreto do lockdown

Por Dayane Baía (ARCON)
09/05/2020 17h25

Um dos pontos que recebeu a pulverização foi o entorno do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna

Oito bairros de Belém receberam mais uma ação de desinfecção com pulverização de hipoclorito de sódio. O trabalho de higienização pelas ruas chega ao sétimo dia. Neste sábado (9), foram dois comboios envolvendo 70 pessoas, que percorreram as áreas mais movimentadas da cidade, com maior incidência de serviços essenciais, como feiras livres, hospitais, unidades de pronto-atendimento, bancos e lotéricas. A atividade, coordenada pela Ouvidoria Geral do Estado (OGE), também reforça a conscientização sobre o decreto do lockdown.

De acordo com Arthur Houat, ouvidor geral do Estado, mesmo com a determinação de restrição de circulação, ainda há muita movimentação. “Nós temos percebido que a população ainda está muito presente nas ruas. Um movimento intenso de veículos, nas feiras e mercados. O Governo está unindo esforços para evitar com que o coronavírus tome proporção maior, assim como os impactos no sistema público de saúde, mas a população precisa ficar em casa, sair somente quando for essencial. É fundamental essa conscientização”, afirmou.

No oitavo dia de higienização das ruas de Belém, oito bairros foram contemplados

A passagem dos comboios é precedida por um carro som que anuncia o serviço para a comunidade e reforça a importância de a população colaborar na luta contra o coronavírus. “Comércios estão abertos nas áreas periféricas, muita gente na rua. A nossa atividade acaba também ratificando essas ações de fiscalização. A partir do momento em que eles reconhecem o poder público - através do nosso carro som, e a necessidade de fechar as suas portas e ficar em suas casas, acabam cumprindo e já conseguem se retirar naquele momento das ruas”, complementou Houat.  

A ação deste sábado iniciou pela rua Berredos, em Icoaraci e seguiu para o Tapanã, passando pelo conjunto Cordeiro de Farias, Pratinha II e João Engelhard. Em seguida, adentrou ruas e a feira do Benguí. No bairro do Mangueirão, a rua do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e as proximidades do Departamento de Trânsito do Pará (Detran) também foram higienizadas.

Arthur Houat, ouvidor geral do Estado: conscientização é primordial

Outra equipe percorreu o conjunto Sideral e as proximidades da avenida Augusto Montenegro, passando por exemplo, em frente à Unidade de Pronto-Atendimento da Marambaia (UPA), depois a região do Entroncamento, na passagem Dalva até a rua Tavares Bastos. Os arredores do Hospital de Campanha do Hangar Centro de Convenções e da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna também passaram por desinfecção.

Depois, o comboio seguiu para a base da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), no Utinga, para se encontrar com a primeira equipe que saiu do CDP-Providência – atendido pela primeira vez – e seguiu pela avenida Júlio César até lá.