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Ioepa suspende atendimento de certificação digital por 15 dias

Por Ailson Braga (IOE)
04/05/2020 19h15

Por conta da pandemia do novo coronavírus e para garantir a proteção de servidores e do público em geral, a Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), por meio do presidente da autarquia, Jorge Panzera, decidiu suspender por 15 dias os serviços de certificação digital, prestado pela Autoridade de Registro (AR) da Ioepa, no período de 5 a 20 de maio.

A AR era o único setor da Imprensa Oficial do Estado que estava prestando serviços presenciais, dada a natureza da feitura da certificação digital, que necessita de coleta biométrica com a presença do requerente. 

Thiago Campelo, gerente da Autoridade de Registro da Ioepa, explicou que a suspensão terá também servirá para que a AR modifique sua forma atendimento. “Precisamos aprimorar nossos serviços diante de uma nova realidade, com possíveis novas modalidades de atendimento”, disse Thiago Campelo.

A Imprensa Oficial do Estado é uma Autoridade de Registro - agência emissora de certificados digitais - ligada à Autoridade Certificadora (AC) Imprensa Oficial de São Paulo e ao ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Os certificados digitais facilitam e garantem maior segurança nas transações financeiras via rede mundial de computadores, derrubando burocracias e uso de papel em processos e documentos.

O certificado digital é um documento eletrônico que contém dados sobre a pessoa ou empresa que o utiliza para comprovação mútua de autenticidade. Funciona como uma espécie de carteira de identidade eletrônica e permite que transações realizadas, via internet, sejam extremamente seguras. Isso ocorre porque as partes envolvidas são obrigadas a apresentar, de forma mútua, suas credenciais; o que comprova a identidade de cada um dos envolvidos no processo.

O serviço prestado pela Ioepa garante o controle e a segurança de informações de diversos tipos de transações eletrônicas; sobretudo com o objetivo de acabar com a distância física, evitar fraudes e falsificações de documentos; reduzir custos com papel, e simplificar a rotina de instituições que precisam de agilidade nos processos, além do total sigilo das informações eletrônicas.

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Ioepa ou pelo e-mail da Autoridade de Registro ar@ioe.pa.gov.br