Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMA

Estado divulga nova lista com mais 285 beneficiados pelo 'Recomeçar

Auxílio no valor de um salário mínimo poderá ser sacado a partir de 5 de maio

Por Ádria Azevedo (SECOM)
01/05/2020 11h26

Programa concede benefício para famílias paraenses que tiveram seus imóveis atingidos pelas fortes chuvas“Foi muito benéfico para mim. Me ajudou a recomeçar de onde parei”. Esse foi o relato de Adriana Costa, uma das moradoras do conjunto Promorar, em Belém, incluídas na primeira lista divulgada pelo Programa Recomeçar, no início de abril. A iniciativa do governo do Estado concede um benefício para famílias paraenses que tiveram seus imóveis atingidos pelas fortes chuvas que caíram nos primeiros quatro meses deste ano.

Na última quinta-feira (30), uma nova lista com 285 nomes foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil Estadual, que coordenam o programa. Cada beneficiado receberá um auxílio financeiro no valor de um salário mínimo (R$ 1.045), para ajudar na recomposição dos danos causados às moradias com os alagamentos e enxurradas. O saque poderá ser realizado em qualquer agência do Banpará a partir de 5 de maio, mediante apresentação de RG e CPF.

Beneficiados – O conjunto Promorar, localizado no bairro Maracangalha, foi um dos mais afetados pelas chuvas de março de 2020. Muitas casas alagaram, com a água chegando até a cintura, segundo relato de José Carlos do Nascimento, outro beneficiado pelo Programa Recomeçar.

“Em algumas casas, a água foi até a cintura, mas na minha foi até o joelho. Perdemos geladeira, máquina de lavar, fogão e sofá; só conseguimos salvar cama e televisão. Com o dinheiro que recebemos, já conseguimos comprar de volta o fogão, o sofá e um tanquinho”, conta. “Sem dúvida, esse dinheiro ajudou muito, principalmente aqueles que perderam tudo. Muitos vizinhos também foram beneficiados”, complementa.

Adriana Costa diz ter se surpreendido positivamente com a iniciativa. “No começo não acreditava que o governo iria nos beneficiar, mas me enganei e vejo que cumpre o que promete. Agradeço a rapidez em ajudar a nossa comunidade”, afirma.

Ela relata que a água não chegou a invadir seu imóvel, mas estragou todo o material de construção que havia comprado para terminar de construir sua casa. “Minha mãe me deu a parte de cima da casa dela, mas está só uma parte construída. Perdi tudo com o alagamento, mas com o auxílio já comprei material novo para terminar a construção e morar com meus dois filhos”, planeja.

Coronel Hayman Apolo diz que iniciativa busca amenizar sofrimento das pessoasRecomeço – De acordo com o coronel Jayme Benjó, coordenador adjunto da Defesa Civil Estadual, o benefício representa a retomada na vida de pessoas que foram impactadas por um desastre. “Esses danos são traumáticos. Você perder tudo o que construiu de uma hora para a outra não é fácil. Esse auxílio pode ajudar a recuperar bens que porventura tenham sido danificados ou mesmo destruídos. Retomar a sua vida é fundamental”, diz.

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Hayman Apolo, o objetivo do programa tem sido cumprido: “Queremos sobretudo amenizar todo o sofrimento que essas famílias passaram. Nós, do Corpo de Bombeiros, nos sentimos honrados de coordenar esse programa e poder levar para essas famílias a assistência que elas tanto precisam”, concluiu.