Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SÃO GERALDO DO ARAGUAIA

Ideflor-bio promove soltura de quelônios na APA Araguaia

Cerca de 3 mil animais, entre filhotes de tracajás, tartarugas e cágados foram liberados

Por Pryscila Margarido (IDEFLOR-BIO)
28/04/2020 12h07

Soltura foi realizada no último dia 22, na Ilha de Campo e Vila de Santa Cruz, em São Geraldo do AraguaiaO Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), em parceria com o Instituto Ambiental Xambioá do Tocantins (IAX), realizou pelo terceiro ano consecutivo a etapa de soltura de quase 3 mil filhotes de tartarugas e tracajás, na Área de Proteção Ambiental Araguaia, município de São Geraldo do Araguaia, no sudeste paraense. 

A soltura ocorreu no último dia 22. Esta ação faz parte do projeto de Manejo e Monitoramento dos Quelônios da APA Araguaia, realizado pelo Ideflor-bio. O objetivo é contribuir com o aumento da população dessas espécies na natureza, naquela região do Estado.

“A soltura é a última etapa do processo de manejo, que é antecedido pela coleta dos ovos nas praias próximas, no período de final de julho até agosto (para os tracajás) e do início de setembro até outubro (para as tartarugas). Após a coleta, os ovos são transportados até o IAX onde permanecem durante todo o período de incubação até a eclosão” - Douglas Costa, gerente da Região Administrativa do Araguaia.

Ação ocorreu em parceria com o Instituto Ambiental Xambioá do TocantinsManejo - Ao nascer os filhotes são levados até o berçário, onde permanecem até atingirem o tamanho e peso ideais para que, posteriormente, sejam soltos. Este ano, foram soltos 939 filhotes tracajás, 1.987 tartarugas e cinco cágados, em localidades do município de Xambioá, no estado do Tocantins, assim como na Ilha de Campo e Vila de Santa Cruz, em São Geraldo do Araguaia.

Além de promover a manutenção das espécies na natureza, o projeto visa ainda colocar em prática ações de educação ambiental, uma vez que envolve crianças de escolas situadas nas comunidades existentes na APA Araguaia. Porém, em virtude da pandemia do novo coronavírus, este ano não foi possível contar com a participação da comunidade. 

“A ideia é sensibilizar e envolver a comunidade local na preservação dos quelônios do rio Araguaia. No entanto, devido à situação atual de pandemia que acomete o mundo, tornou-se necessário o cancelamento das atividades com as crianças, para evitar aglomerações”, ressaltou o gerente Douglas, responsável pela ação promovida juntamente com a equipe técnica da Gerência e representantes do Instituto Ambiental Xambioá (IAX).

Objetivo é contribuir com o aumento da população dessas espécies na naturezaAPA Araguaia – Situada no município de São Geraldo do Araguaia, a APA Araguaia é uma Unidade de Conservação da Natureza Estadual, classificada na categoria de Uso Sustentável. Foi criada pela Lei Estadual nº. 5.983, de 25 de julho de 1996. Possui uma área com forma de um polígono irregular de 29.655,39 ha. Tem por objetivo conservar e recuperar os ecossistemas ou parte destes, visando à melhoria da qualidade de vida das populações locais, através de programas e projetos de desenvolvimento sustentável.