Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

Fundação ParáPaz garante atendimento remoto para vítimas de violência no Estado

Para ter acesso ao serviço basta para um dos números disponíveis

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
26/04/2020 13h29

Como um serviço essencial à saúde e à segurança das mulheres, a Fundação ParáPaz mantém o atendimento psicossocial às vítimas de violência doméstica, sexual e familiar em meio ao isolamento social. E, para ampliar a rede de apoio de maneira segura e atingir um número maior de mulheres, a Fundação passou a disponibilizar dois números de telefones para contatos, um em Belém, por meio do ParáPaz Mulher, que já presta um atendimento especializado às assistidas, e outro em Bragança, nordeste paraense, por meio da Unidade Integrada no município. 

“Nossa preocupação era não deixar as mulheres desamparadas. Pensamos em estratégias para ajudar no período de isolamento dando continuidade ao atendimento psicológico, através do atendimento via WhatsApp e ligações”, ressaltou Cassiana de Cássia, gerente da unidade de Belém.

O meio de comunicação alternativo serve tanto para as mulheres que já estavam em tratamento quanto para as que chegam pela primeira vez, com dúvidas, buscando orientação. A equipe que torna esse serviço possível é formada por psicólogos e assistentes sociais, que também continuam atendendo nas próprias unidades de forma presencial. 

Segundo Cassiana, o acolhimento não funciona como denúncia e nem coleta de depoimento da agressão sofrida, e sim como um canal de apoio psicológico. “Quando há agressão, a vítima é orientada por nossos profissionais à denunciar e a deixar sempre os números emergenciais, 191 e 180, disponíveis no celular”. 

Para ter acesso ao serviço é só ligar para um dos números disponíveis durante o isolamento. Belém: (91) 98503-3025 (atende WhatsApp) e Bragança (91) 3425-4952. Os profissionais atendem de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.