Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA

Estado garante cinco refeições por dia a acolhidos no Mangueirão e Mangueirinho

Em um mês de atendimento, cerca de 600 pessoas têm acesso à alimentação diária de qualidade

Por Rodrigo Souza (SEASTER)
22/04/2020 20h18

A iniciativa de abrigar pessoas em situação de rua como medida para conter a disseminação do novo Coronavírus no Pará completa um mês nesta quinta-feira (23) com cerca de 600 pessoas acolhidas em Belém, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, e na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho.

A equipe de servidores, coordenada pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), garante diariamente a distribuição de cinco refeições para todos os abrigados. O trabalho começa cedo, com a organização das filas para o café da manhã. “A distribuição das refeições é feita da seguinte forma: são formadas duas filas, a dos idosos e dos abrigados em geral. Após essa organização, damos início à distribuição da refeição, começando sempre pelos idosos”, informou a coordenadora do refeitório, Giselle Rodrigues.Equipes trabalham em três turnos para garantir as cinco refeições aos abrigados

Em 30 dias de ação, as equipes já observam o aumento de peso de grande parte dos acolhidos, que na maioria das vezes chegam ao Mangueirão abaixo do peso ideal. “Fazer a prática da boa alimentação, agregando uma rotina alimentar a esse público, é de suma importância, visando sempre a uma boa reposição de nutrientes para eles. Em 30 dias de acolhimento já podemos ver o ganho de peso e uma melhor aparência entre eles”, destacou Giselle Rodrigues.

os alimentos são levados ao refeitório ou servido nos dormitórios a um público prioritárioPúblico prioritário - Ao contrário dos demais acolhidos que recebem a alimentação no próprio refeitório, o Mangueirão tem um espaço de convivência exclusivo para o grupo prioritário, que é composto por transexuais, idosos acamados e pessoas com doenças respiratórias. Fábio Costa, que trabalha no atendimento, explicou que a distribuição de alimentos para esse público ocorre em seus respectivos dormitórios. “Eles não vêm até o refeitório. Nós separamos a alimentação e levamos até os dormitórios. Muitos deles estão com tuberculose, e por isso nós temos um preparo específico para fazer essa distribuição. Aqui eles são muito bem alimentados e, quando sobra, eles podem repetir”, acrescentou.

As equipes que atuam no atendimento são divididas em três turnos (manhã, tarde e noite), e iniciam o café da manhã a partir das 7 h. O almoço é servido a partir das 12 h, enquanto o lanche é oferecido às 16 h. O jantar é distribuído a partir das 19 h, e por volta das 22 h é servida a ceia, que na maioria das vezes é mingau ou sopa.