Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DURANTE PANDEMIA

Hemopa incentiva o agendamento para a doação de sangue

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
20/04/2020 14h52

Como estratégia de prevenção e combate a propagação do novo coronavírus (Covid-19), a Fundação Hemopa disponibilizou um número de telefone gratuito (0800 280 8118) para fazer o agendamento da doação de sangue e colaborar para o reforço do estoque técnico de sangue para atendimento pleno da demanda transfusional da rede hospitalar. 

Recepção da Fundação Hemopa, em BelémO 0800 vale para agendamentos de doações na capital, porém para cada uma das demais oito unidades de coleta de sangue no Estado, existe um número telefônico para a oferta do agendamento.

“Nosso intuito é diminuir o tempo de permanência do voluntário na unidade de coleta, assim os doadores podem retornar para as suas casas o mais rápido possível e continuar cumprindo com o que recomenda a Organização Mundial da Saúde, que é o isolamento social”, destacou Paulo Bezerra, presidente da Fundação.

Raissa Noemi, de 19 anos, fez o agendamento por telefone no Hemopa Marabá. “Achei muito interessante, pois evita aglomerações no local. Eu gostei e por isso me senti segura para vir doar”, ressaltou. 

Raissa NoemiImportante destacar também que o Hemopa se preocupa com a segurança de todos e redobrou os cuidados quanto a higiene do espaço. Os usuários são orientados a utilizar o álcool em gel antes de entrar na recepção de doadores e todas as cadeiras de doação são higienizadas após o uso. Além disso, todos os profissionais estão utilizando máscaras de proteção, como recomendam as autoridades. 

Para se candidatar à doação de sangue, o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal), estar bem de saúde, pesar mais de 50kg e estar bem alimentado antes da coleta. É imprescindível a apresentação de um documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou passaporte).

Clique aqui e confira todos os contatos das unidades do Hemopa no Pará.