Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BAIXO AMAZONAS

Mais de 50 pessoas já foram acolhidas pelo Estado em Santarém

Ação do Governo ocorre na sede do São Raimundo (Panterão) e faz parte do plano de combate ao novo coronavírus

Por Ronilma Santos (SRGBA)
19/04/2020 21h52

Abrigados recebem cuidados, alimento e tem a saúde monitorada por equipes de saúdeDesde o último dia 6 de abril, moradores em situação de rua em Santarém, oeste do Pará, estão sendo acolhidos na sede do São Raimundo (Panterão). A ação faz parte do plano de prevenção e combate ao novo coronavírus, anunciada pelo governador Helder Barbalho, para Belém, Marabá e Santarém.

“Esse programa de acolhimento tem ajudado muito todo o Estado e aqui na nossa região, não é diferente. Entre os parceiros estão a Prefeitura de Santarém, várias universidades, entidades religiosas, como Arquidiocese de Santarém e Conselho de Pastores, mas, principalmente, a população, que tem se sensibilizado e feito doações” - Henderson Pinto,secretário Regional de Governo do Oeste.

Segundo ele, famílias têm doado quilos de alimentos, materiais de limpeza e máscaras. "Mesmo que pareçam pequenas, estão contribuindo grandemente para tornar este trabalho possível. Sem dúvida, essa foi uma decisão muito acertada do governador Helder", complementou o secretário.

Pelo abrigo, já passaram, até o momento, 51 moradores em situação de rua, 19 saíram (não aceitaram a ajuda) e, atualmente 32 pessoas estão sendo acolhidas. Dessas, duas são mulheres. Umas delas é dona Merilane Magalhães, 60, que, por conta do desemprego, acabou tendo que morar nas ruas. Para ela, o abrigo é um ponto de segurança.

“Eu não tenho onde dormir e quando soube do vírus, fiquei com muito medo. Aqui a gente tem comida boa, tem local para tomar banho e trocar de roupa, temos pessoas cuidando da nossa saúde, sei que estou protegida, posso dormir e acordar em paz. Dou graças a Deus por isso”, disse a moradora.

No abrigo, diariamente são realizadas atividades esportivas e religiosas, uma forma de evitar a ociosidade e manter os acolhidos ocupados. Os moradores também têm recebido atendimentos contínuos de saúde.

“Eles jogam futebol, fazem alongamento, jogam cartas, dama, além disso, recebem palavras trazidas por padres e pastores; tudo isso tem feito com que a estadia deles seja tranquila. Até agora, avalio como positivo esse período. Manter essas pessoas seguras e ajudar a diminuir o risco de uma contaminação é nosso foco” - Glaucya Fiore, uma das coordenadoras do abrigo no São Raimundo.

O processo de acolhimento aos moradores continua. Buscas ativas são feitas diariamente pelas equipes envolvidas, para identificar pessoas em situação de rua. O processo é temporário e deve permanecer até que a situação da pandemia seja amenizada.

Doações – Os pontos de recebimento das doações continuarão na Semtras, localizada na avenida Sérgio Henn, atrás da Prefeitura, bairro Aeroporto Velho, e no Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas, localizado na rua Benedito Guimarães, Centro Comercial.