Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA COM A SEAC

Semas vai capacitar servidores para fortalecer ações do TerPaz

O Programa Territórios pela Paz também deve integrar um projeto-piloto da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico

Por Rita Câmara (SECOM)
15/04/2020 19h58

Nesta quarta-feira (15), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) estabeleceu uma parceria para fortalecer as ações do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), durante reunião com a Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), que contou a participação do secretário adjunto de Gestão e Regularidade da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos; da diretora de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental, Patrícia Menezes, e do coordenador da Câmara Técnica e Intersetorial do TerPaz, Julio Alejandro Jelves. 

No encontro, ficou definido que a Semas fará a capacitação dos servidores das 35 secretarias, fundações e órgãos da administração direta e indireta que integram as atividades do TerPaz. O objetivo é que as ações do Programa sejam alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O calendário de formação será definido e divulgado em breve.

Para o coordenador Julio Alejandro Jelves, "a expectativa, a partir de agora, é iniciar tanto a formação conceitual a respeito da questão dos ODS, a formação metodológica de como isso pode ser traduzido, a formulação também de quais seriam os projetos e programas de acordo com cada secretaria, com aquilo que se constituem as metas da Agenda 2030. Então, nós vamos executar um tipo de gestão junto às secretarias para que elas venham a organizar as suas políticas públicas inclusivas, a partir desse conjunto de objetivos".As ações do TerPaz ajudam a diminuir a vulnerabilidade social em vários bairros da Grande Belém

O Programa Territórios pela Paz, criado pelo Governo do Pará, é um esforço para a diminuição da vulnerabilidade social e de enfrentamento às dinâmicas da violência, a partir da articulação de ações de segurança pública e ações de cidadania desenvolvidas em sete bairros da Região Metropolitana de Belém: Guamá, Jurunas, Terra Firme, Benguí e Cabanagem (em Belém), Icuí (em Ananindeua) e Nova União (em Marituba). Ele atende a 15 dos 17 ODS.

Cooperação internacional - A diretora de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental e o coordenador do TerPaz também participaram de uma reunião, por videoconferência, com representantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), organismo internacional com sede em Paris (França).

A reunião, articulada pela Semas, teve como objetivo a inclusão do Governo do Pará, por meio do TerPaz, em um projeto-piloto que a OCDE está desenvolvendo, em parceria com alguns governos de vários países, relacionado à implementação da Agenda 2030.

A OCDE é uma organização internacional composta por 35 países, que tem entre seus objetivos a busca pelo desenvolvimento socioeconômico e a promoção de políticas públicas voltadas à família. "É fundamental o exercício de alinhamento das ações já desenvolvidas pela Semas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, sobretudo para a construção de indicadores de efetividade do Programa Territórios pela Paz, e diante do desafio de pensar, de maneira integrada, um conjunto de ações como política pública. O interesse da OCDE, que convida o Estado do Pará a integrar o TerPaz como polo de geração de indicadores de efetividade dos ODS, reflete a importância desse processo de construção e, sem dúvida, confere dimensão ainda maior ao Programa”, ressaltou o secretário adjunto Rodolpho Zahluth Bastos.