Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO ONLINE

Seduc inicia curso de formação continuada para professores

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
13/04/2020 14h39

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou, nesta segunda-feira (13), as aulas do curso de formação continuada para professores da rede pública de ensino. A Secretaria Adjunta de Ensino (Saen), por meio do Centro de Formação dos Profissionais de Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), está ofertando formação continuada para os profissionais da educação básica de todo o Estado do Pará. 

Com a pausa nas atividades presenciais nas escolas, os professores das redes estadual, municipal e federal estão aproveitando a oportunidade e investindo em sua formação pedagógica. Foram disponibilizadas 1.100 vagas, distribuídas em 22 turmas nas áreas Ciências Humanas, Matemática, Língua Portuguesa, Ciências da Natureza, Educação Inclusiva, além do curso Ferramentas Digitais para Educação à Distância, ofertado pela Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE) da Seduc.

“O curso é uma forma de a gente manter a nossa formação. No sistema EAD podemos planejar o nosso tempo”, comentou a professora de Biologia Angélica Lúcia Figueiredo, que mora em Belém e aproveitou a oportunidade oferecida pela Seduc para aperfeiçoar os conhecimentos.   

Os cursos são totalmente online e as atividades são desenvolvidas pela plataforma Google Sala de Aula. São válidos para o mês de abril, possuem duração de 30 horas e darão direito a certificado aos concluintes. Segundo os professores tutores do Cefor, a intenção dos cursos de formação continuada é melhorar e aperfeiçoar os professores no aporte metodológico na área em que atuam. 

As inscrições iniciaram dia 07 de abril e após três horas todas as vagas foram preenchidas. Do total de inscritos, 728 são servidores da rede estadual de ensino, 364 de redes municipais e 8 da rede federal. 

Augusto Paes, Coordenador do CeforDe acordo com o coordenador do Cefor, professor Augusto Paes, após o lançamento do novo sistema de gerenciamento de formações do Centro já estão cadastrados cerca de 5 mil profissionais da educação. Em maio, novos cursos serão lançados com carga horária ampliada, além de ofertar novamente os cursos disponibilizados em abril. Dessa forma, os servidores que não conseguiram fazer sua inscrição poderão participar. “A formação continuada na modalidade à distância constitui uma das linhas de ação do Cefor, portanto tem oferta contínua ao longo do ano”, informa Paes.