Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Internos do sistema penitenciário fazem limpeza e desinfecção do complexo do Palácio do Governo

A equipe de custodiados vem trabalhando em prédios públicos para conter o avanço do novo Coronavírus  

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
11/04/2020 12h27

Equipes atuando no complexo onde fica o Palácio do Governo do ParáAs ações de combate ao novo Coronavírus continuam no Pará neste fim de semana. O trabalho de limpeza e desinfecção de prédios públicos, realizado por uma equipe de pessoas privadas de liberdade, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), incluiu neste sábado (11) o complexo que abriga o Palácio do Governo, em Belém. A equipe mobilizada nesta ação utiliza todos os equipamentos de proteção individual (EPIs), como óculos, botas, luvas, máscaras e trajes apropriados.

Os próximos prédios que passarão pelos serviços de desinfecção são a sede do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), do Comando-Geral da Polícia Militar, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar. O trabalho já foi concluído nas sedes da Delegacia-Geral de Polícia Civil, do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária.Desinfecção na área interna do complexo para prevenir o avanço da Covid-19

A mão de obra carcerária também está sendo essencial no Projeto "Parada Sinalizada", que inclui a pintura para demarcar o distanciamento social em paradas de ônibus em Belém. É mais uma medida adotada pelo governo do Estado para prevenção e combate ao novo Coronavírus, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Nesta ação, os custodiados apenas demarcam os espaços com a pintura, para que as pessoas aguardem os ônibus a uma distância segura.

Devido ao aumento de casos de Coid-19 no Pará, a Seap reduziu o número de custodiados em trabalhos extramuros. Agora, apenas 66 internos participam do projeto, e ficam separados dos demais internos, não havendo contato entre os presos que trabalham e os que permanecem nas unidades prisionais. A equipe de trabalho externo também passa por todos os cuidados para evitar a contaminação pelo vírus.