Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PRISIONAL

Seap oferece atendimento médico a detentos para prevenção da Covid-19

A ação também incluiu triagem, atendimento biopsicossocial e testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
10/04/2020 18h45

Uma ação de atendimento aos internos da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel, na Região Metropolitana de Belém, foi realizada nesta sexta-feira (10) para manutenção do controle ao novo Coronavírus no sistema prisional. A ação incluiu atendimento médico e biopsicossocial. Profissionais de saúde da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) avaliaram os internos, durante triagem. Para quem apresentou sintomas de gripe ou qualquer outro relativo a enfermidades, o atendimento foi imediato. Além de exames clínicos e triagem, foram feitos testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).Os internos passaram por triagem para identificar sintomas de gripe e outras doenças

Segundo Sandra Costa, diretora de Assistência Biopsicossocial, ainda em janeiro a Seap já havia avaliado os mais de 1.800 custodiados na Cpasi. “Em janeiro, a unidade recebeu um comando médico, e foram avaliados todos os custodiados. Temos atendimento 24 horas para sanar quaisquer necessidades médicas que (os internos) possam apresentar, e diariamente os atendimentos são uma forma de intensificar os cuidados no controle da cadeia quanto à Covid-19”, ressaltou a diretora da DAB.

Desde a divulgação do primeiro caso de contaminação no Estado, o Governo do Pará vem desenvolvendo um amplo conjunto de ações para conter e tratar os casos de Covid-19. Dentro dessa diretriz, a Seap também promove ações para resguardar a saúde dos custodiados e dos profissionais do sistema penitenciário.

De acordo com Sheila Faro, chefe de gabinete da Seap, hoje, devido a todas as ações de combate traçadas desde o início das ocorrências, está garantida a segurança no sistema prisional. “Temos feito várias ações no sentido de nos anteciparmos a qualquer risco. Com detecção de algum sintoma, como febre ou gripe, já realizamos os cuidados com a separação, o isolamento e a medicação necessária. A palavra de ordem é ‘prevenção’. Nossa atuação é no sentido de evitar a proliferação desse vírus, para que não chegue às unidades penitenciárias do Pará”, reiterou.

A doença levou a Secretaria a criar um gabinete de crise e elaborar o protocolo de prevenção e o plano de ação para combater o contágio nas unidades prisionais e nas sedes administrativas.

Medidas preventivas – Para evitar o contágio nas unidades penitenciárias, a Seap implementou várias medidas, como a suspensão de visitas presenciais dos familiares, que foram substituídas por visitas virtuais; redução do número de custodiados que fazem trabalhos externos, com o isolamento dos poucos que estão atuando; desinfecção e limpeza diariamente em todas as 48 unidades prisionais; orientação aos servidores penitenciários sobre medidas preventivas, além da distribuição de milhares de equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo 26 mil pares de luvas, 22 mil máscaras cirúrgicas, toucas e capotes aos profissionais da saúde, e 10 mil litros de álcool 70° para as unidades da Região Metropolitana de Belém e do interior.

No combate à Covid-19, também foi implantada a sala de emergência no Complexo Penitenciário de Santa Izabel para atendimento 24 horas de casos mais severos, junto às celas de isolamento, que acolhem casos suspeitos. O local garante tratamento adequado em ambiente equipado, com profissionais qualificados.

Atualmente, a Seap custodia cerca de 20 mil pessoas privadas de liberdade.