Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Detentos fazem a limpeza e desinfecção de órgãos do sistema de Segurança Pública

As sedes da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, Delegacia Geral de Polícia Civil e do CPC Renato Chaves já receberam a ação

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
10/04/2020 14h56

Uma equipe de custodiados do sistema penal do Estado participou de mais uma ação de combate à disseminação do novo coronavírus coordenada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária. Desta vez foi o prédio da própria Seap o escolhido para passar por higienização e desinfecção.

Munidos de todos os equipamentos de proteção individual necessários à execução do trabalho, dez internos fizeram a limpeza de todas as instalações, internas e externas, com o apoio de uma equipe do Corpo de Bombeiros, que auxiliou na limpeza das calçadas à frente da sede. A Ação de Limpeza e Desinfecção começou pela Delegacia Geral de Polícia Civil e também já foi levada ao Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.

O secretário de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, explica que é de extrema importância que as unidades administrativas e outros órgãos que compõem o sistema de Segurança Pública do estado passem pela desinfecção. “Assim como a Polícia Civil e a Polícia Militar, por exemplo, que desenvolvem trabalhos essenciais para a população, o sistema prisional também não pode parar. E pra isso, precisamos cumprir todas as diretrizes dos órgãos de Saúde para combate ao novo coronavírus”, disse.

Apesar da redução do número de internos em atividades extramuros, 66 custodiados estão trabalhando em duas ações: o projeto Parada Sinalizada e as Ações de Limpeza e Desinfecção. O diretor de Reinserção Social da Seap, Belchior Machado, afirma que essa mão-de-obra representa uma grande ajuda na luta contra o novo coronavírus. “Ver pessoas privadas de liberdade contribuindo no combate a essa doença demonstra que estamos todos juntos nessa luta, buscando salvar vidas com ações preventivas. O trabalho prisional, realizado de forma segura e prudente, tem sido de extrema importância para o enfrentamento da pandemia de covid-19, com o projeto Parada Sinalizada e as Ações de Limpeza e Desinfecção dos órgãos públicos”, finalizou.

Seguindo o cronograma da ação, neste sábado (11) a equipe fará a higienização e desinfecção do prédio do Palácio do Governo, em Belém. Na sequência, serão os prédios do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), do Comando Geral da Polícia Militar, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e do Comando Geral do Corpo de Bombeiros a receber a ação de limpeza.