Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DECRETOS ESTADUAIS

Alto Comando da Polícia Militar discute ações por videoconferência

Reunião técnica foi nesta quinta-feira (9) e tratou do trabalho da PM durante a pandemia do novo coronavírus

Por Taiane Figueiredo (PM)
10/04/2020 08h07

Trinta e um chefes de Diretorias, Departamentos e Seções do Quartel do Comando Geral (QCG) e dos Grandes Comandos da capital, região metropolitana e interior do Estado da Polícia Militar participaram, nesta quinta-feira (9), de uma videoconferência com o comandante-geral da PM, coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, para tratar da atuação da instituição no cumprimento dos decretos 609 (combate ao Covid-19) e 670 (austeridade fiscal), emitidos pelo Governo do Estado em março e abril, respectivamente.

Em relação ao trabalho preventivo e repressivo realizado pela corporação para evitar a aglomeração de pessoas e a proliferação do coronavírus em todo o Estado, o comandante-geral da PM destacou a diminuição dos índices de violência e incentivou os oficiais a manterem a fiscalização durante os feriados prolongados de Páscoa e Tiradentes. As viagens intermunicipais rodoviárias e hidroviárias estão proibidas pelo Decreto 609/2020.

O coronel Dilson Júnior também esclareceu que a instituição deverá reduzir os gastos para contribuir na diminuição das despesas do Estado, em conformidade com outro decreto estadual, de número 670, emitido na última terça-feira (7). Além de cancelar a contratação de serviços que gerem novos encargos aos cofres públicos estaduais, a PM deverá reduzir em 30% o número de viaturas locadas e cancelará linhas de telefones fixos em várias unidades, mantendo aquelas que são utilizadas como atendimento 190, em alguns municípios do interior do Estado, apenas.

Comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, reforçou com os oficiais o cumprimento dos decretos estaduais 609 e 670/20Durante a reunião, os oficiais também puderam dar sugestões para a melhoria da atuação policial militar nos próximos dias. O diretor do Corpo Militar de Saúde, coronel Lísio Hermes, falou sobre o trabalho preventivo ao Coronavírus na PM. "Realizamos diversas campanhas educativas e preventivas, direcionadas especialmente para nossa tropa e estamos acompanhando o monitoramento realizado pelo Estado-Maior Geral de casos suspeitos da doença envolvendo familiares de nossos policiais", frisou.

"Já entrei em contato com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), que se prontificou a disponibilizar alguns detentos do regime semiaberto para fazerem a dedetização e limpeza das nossas unidades policiais", garantiu o coronel Dilson Júnior.

Balanço - O comandante-geral ainda fez um balanço do trabalho realizado pela PM e sobre as conquistas alcançadas pela tropa durante o mês de março. "Nossos policiais estão de parabéns. Reduzimos consideravelmente os índices de criminalidade e violência, mais uma vez. Registramos a quebra do recorde de viaturas cadastradas no Ciop, nesta quarta-feira (8); foram 499 viaturas, entre carros e motos, no horário entre às 17h e 23h, considerado o mais crítico. É por esses e outros motivos que o governador se esforçou bastante para garantir o aumento salarial e ainda antecipou o auxílio fardamento, que já será pago no final deste mês", comemorou o coronel Dilson Júnior. (Texto: Josuelton Chagas)