Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA

Acolhidos no Mangueirão ganham corte de cabelo em ação social

A ação social do governo beneficiou 35 pessoas que há muito não tinham condições de acessar esses serviços

Por Paula Portilho (EMATER)
09/04/2020 15h18

Trinta e cinco pessoas em situação de rua, que estão acolhidas no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão) e na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho) desde o dia 22 de março, como medida de proteção contra o novo coronavírus, ganharam cortes de cabelo ofertados por sete barbeiros da Região Metropolitana de Belém. A ação social do governo, promovida na manhã desta quinta-feira (09), beneficiou pessoas que há muito não tinham condições de acessar esses serviços. Ao todo, 700 albergados provisórios estão recolhidos nas duas praças esportivas.

Romário Costa trabalha como barbeiro há um ano e meio e Will Moreira, há dois, e mesmo com as dificuldades que os profissionais autônomos estão enfrentando diante da pandemia de covid-19, decidiram contribuir, com seus serviços, para ajudar quem mais precisa. “Vi, através da imprensa, todo este trabalho que está sendo feito em prol dos moradores de rua, então tomei a iniciativa de entrar em contato com os responsáveis para disponibilizar este serviço aos acolhidos”, contou.

Também fizeram parte da atividade os barbeiros Phelippe Euclides da Silva Ferreira, Marcos Euclides da Silva Ferreira, Luan Matheus Ferreira Dias, Jhony Silva Pinheiro e Antônio Regivan Miranda. O grupo tem a expectativa de repetir a mobilização na próxima segunda-feira (13). 

“Estamos aqui para cortar cabelo e fazer barba. Essa é a nossa forma de ajudar, doando nosso tempo e habilidades a quem precisa, pois, mesmo com a dificuldade destes tempos, precisamos ser solidários”, ressaltou Will, que recentemente teve parte do material de trabalho roubado e, para recomeçar, contou com o apoio do amigo Romário, que lhe emprestou os acessórios e equipamentos.  

“Esse ato solidário é essencial até mesmo para elevar a dignidade da pessoa. Além de bem-estar, também serve para contribuir na questão da autoestima desse público. Esses serviços voluntários referentes ao cuidado pessoal são muito importantes e, por isso, agradecemos a colaboração destes profissionais de barbearia que vieram contribuir com o seu trabalho”, disse Vitor Borges, adjunto da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). 

A ação de governo é coordenada pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), em parceria com a Seel, Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Fundação ParáPaz; apoio da Polícia Militar, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Cruz Vermelha e Exército Brasileiro.  

De acordo com a Seaster, no Mangueirão estão abrigadas 520 pessoas e, no Mangueirinho, outras 180. Por dia, são ofertadas quatro refeições aos assistidos. Desde o início da ação, as doações de alimentos já somam 18 toneladas.