Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LIMPEZA URBANA

Ações de limpeza chegam aos canais Água Cristal e da Travessa Pirajá

O objetivo da ação emergencial de limpeza é reduzir a quantidade de pontos de alagamentos na capital

Por Matheus Rocha (SEAC)
09/04/2020 15h06

Joaquim e Joel Rodrigues moram há 30 anos na área que margeia o canal Água Cristal, no bairro da Marambaia, em Belém. No mês de março passado, pai e filho sofreram com os prejuízos causados pelos alagamentos. A água invadiu a casa onde moram, algo que, segundo eles, não acontecia há pelo menos duas décadas. 

″Ficamos com a água pela cintura e estamos com medo de novas enchentes”, diz Joel Rodrigues“Há 20 anos toda essa área aqui ficava alagada, depois de um tempo melhorou. Agora, com a chuva e a maré alta do mês passado, voltou a alagar. Ficamos com a água pela cintura e estamos com medo de novas enchentes”, diz Joel. 

Já o pai, Joaquim, relatou os prejuízos contabilizados pela família. “Perdi cama, geladeira, sofá e roupas. Este ano a chuva foi acima da média, a gente não esperava que o canal enchesse tanto”, conta o aposentado. 

O canal Água Cristal está recebendo limpeza manual para a retirada de lixo e entulho das margens e do leitoPara amenizar o drama dos moradores de áreas próximas a canais, o Governo do Estado está promovendo uma ação emergencial de limpeza, com o intuito de reduzir a quantidade de pontos de alagamentos na capital.

Esta semana, 200 homens estão atuando em uma frente de serviços ao longo do canal Água Cristal, que está recebendo limpeza manual para a retirada de lixo e entulho das margens e do leito, permitindo que a água possa escoar com mais facilidade.

Com a ação de limpeza, o governo busca reduzir a quantidade de pontos de alagamentos na capital.Quem já vivenciou o drama causado pelos alagamentos, sabe da importância de uma ação como a que está sendo feita. “Nunca foi feito um serviço assim. Estamos vendo um número grande de trabalhadores limpando o canal e isso deixa a gente mais aliviado. Era pra ser sempre assim”, destaca Joaquim Rodrigues.

A ação no canal Água Cristal se estenderá por toda a próxima semana, beneficiando moradores de ruas e passagens transversais das proximidades. 

Canal da Pirajá

Nesta quinta-feira (09) as equipes do Governo também iniciaram o trabalho de limpeza e desobstrução no canal da Travessa Pirajá, que fica no bairro da Pedreira. Duzentos homens atuam na limpeza manual e também mecânica da área. 

Dona Erny dos Reis conta que no mês de março tudo em redor do Canal da Pirajá foi para o fundo depois das fortes chuvasA costureira Erny dos Reis mora na Travessa Pirajá,  às margens do canal. Ela conta que no mês de março tudo em redor do córrego foi para o fundo depois das fortes chuvas e da maré alta que atingiram a cidade de Belém. Segundo ela, foi a primeira vez que o canal transbordou no trecho entre as Travessas Lomas Valentinas e Angustura.

Equipes do governo atuam na limpeza manul e também mecânica do entorno do canal da Pirajá“Este ano foi a primeira vez que o canal transbordou. Coincidiu a maré alta com a chuva e a rua foi para o fundo. O canal é muito sujo. As pessoas jogam tudo que não presta aí: é geladeira, guarda-roupa, colchão, vai tudo parar aí dentro. O trabalho que está sendo feito já deu um aspecto melhor para o ambiente”, comentou dona Erny.

As equipes vão seguir com o cronograma de limpeza das margens do canal da Pirajá e depois passarão para a parte de dentro, com a retirada de lixo e entulho do fundo do córrego.