Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DOAÇÃO

Taxistas se reúnem para reforçar estoque técnico do Hemopa

As doações voluntárias ajudam a suprir a demanda transfusional da rede hospitalar do estado

Por Vera Rojas (HEMOPA)
08/04/2020 15h19

Um grupo composto por mais de 20 taxistas resolveu atender ao chamado do Hemopa para reforçar o estoque técnico de sangue que atende a demanda transfusional da rede hospitalar do estado. Eles tiraram a manhã desta quarta-feira, 8, para ir à sede do hemocentro fazer suas doações. “Todos temos carros próprios, então deixamos de trabalhar pela manhã para fazer a doação. Somos um grupo fechado de mais ou menos 150 motoristas, mas, hoje vieram em torno de 25. Na próxima semana, vamos trazer outro grupo”, destacou Jober Frazão, 41 anos. 

Ele ressalta que o grupo, intitulado “Velozes e Amigos”, já participa de outras ações de responsabilidade social e que a intenção é prosseguir com esse trabalho. “Soubemos pelos telejornais que o banco de sangue do Hemopa estava com volume baixo de bolsas de sangue e Deus tocou o nosso coração para vir aqui praticar esse ato de solidariedade e de ajuda ao próximo”.

Doador MarcosIntegrante do grupo, Marcos Braga, 37, fez hoje a sua primeira doação. “Tô achando ótimo poder ajudar a salvar vidas, me sinto grato de estar fazendo isso. Especialmente nesse período de isolamento social é que a gente vê a necessidade dessa ação solidária. Hoje foi a primeira vez que fiz uma doação de sangue, mas agora pretendo vir mais vezes."

A gerente de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, assistente social Juciara Farias, agradeceu a mobilização dos motoristas, que convidaram também parentes e amigos para vir até o Hemopa reforçar a doação. Todos obedeceram às regras de isolamento, fazendo as suas doações gradativamente, com a formação de pequenos grupos, para evitar aglomerações.

“É muito gratificante ver a sociedade respondendo ao nosso convite para doar e nos ajudando a manter a regularidade do estoque. Para o maior conforto dos voluntários, estamos fazendo também o agendamento da coleta de sangue de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h”, ressaltou.

Velozes e amigos doam sangueA autônoma Jaqueline Araújo, 25, também veio com o grupo “Velozes e Amigos” a pedido do marido, que é taxista. “Eu achei muito bacana da parte deles promover essa ação. É ótimo poder ajudar as pessoas que estão precisando. Fiquei muito feliz com isso. Apesar dessa situação difícil que estamos vivendo, sem poder sair de casa, decidimos dar um jeitinho para ajudar o pessoal."

Agendamento - Interessados em agendar doações podem ligar para o 0800 280 8118, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Somente na última semana foram registrados 90 agendamentos. “Esta alternativa de atendimento está agradando muito porque oferece mais conforto e segurança ao voluntário. Estamos aguardando por você, antes do feriado desta sexta-feira Santa”, reforçou a socióloga Silvania Assunção, que coordena o serviço.

Condições para doação

Para ser um doador de sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boa condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Serviço: O Hemopa funciona na Travessa Padre Eutíquio, 2109. Mais informações pelo fone: 3110-6500.