Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DEMANDA ANTIGA

Começa a substituição da rede de abastecimento de água na Travessa Mauriti

Com investimento em nova tecnologia, a Cosanpa realiza várias etapas da obra sem precisar interromper o abastecimento

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
07/04/2020 17h56

Nesta semana, o projeto da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), que está substituindo todas as redes antigas de fornecimento de água em Belém, chegou ao bairro da Pedreira, na Travessa Mauriti. A atualização de cadastro dos moradores, mapeamento da área e perfuração por método não destrutivo estão sendo feitos de forma simultânea. A troca da tubulação na Travessa Mauriti é uma demanda antiga da população. A rede antiga, feita em cimento amianto, apresentava vazamentos constantes, de grande proporção, prejudicando o abastecimento de água na área.

Com o novo método de perfuração não é preciso escavar a rua inteira, o que reduz os transtornos à populaçãoA substituição será feita por método não destrutivo (MND) - tecnologia que usa máquinas para perfurações no solo em dois pontos extremos, e puxam a nova tubulação para o subsolo, não sendo necessária a escavação da rua inteira como no método tradicional, conhecido como “abertura de valas”. Antes da perfuração, está sendo usado o GeoRadar (GPR), equipamento que identifica por meio de ondas eletromagnéticas de alta frequência as redes existentes e outras estruturas no subsolo. As tubulações instaladas são de Polietileno de Alta Densidade (Pead), material mais resistente e eficiente.

As instalações estão sendo feitas paralelamente às existentes. Portanto, nesta fase da obra não haverá interrupção no abastecimento de água para a população das áreas beneficiadas. Somente na fase de interligação de rede, mais à frente, será necessário interromper o abastecimento para que a nova rede entre em operação. Os moradores serão avisados com antecedência, para minimizar qualquer possível transtorno.As equipes trabalham no local sem necessidade de parar o abastecimento de água para as residências

Redução de perdas - A substituição de toda a rede de cimento amianto de Belém faz parte do Projeto de Controle e Redução de Perdas implementado pela Cosanpa. “Vamos substituir todas as redes mais antigas, desde o aeroporto até o bairro Cidade Velha. Vamos começar pelas adutoras e depois ligar as redes menores. Apesar das máquinas estarem trabalhando, neste momento ainda não haverá interrupção no abastecimento, já que as redes antigas ainda estão sendo utilizadas até a finalização da etapa de instalação. Além da substituição das redes antigas, o projeto engloba a atualização cadastral, instalação de hidrômetros e setorização das redes. Com a setorização, quando a Cosanpa precisar agir em um vazamento não será necessário interromper o abastecimento de água em diversos bairros. Será possível isolar apenas a área abastecida por aquela rede danificada específica, e fazer o reparo”, explicou a coordenadora do projeto, engenheira Tatiana Costa.

As obras iniciaram em outubro de 2019 e, até o momento, foram instalados 37 km de redes novas, o que representa cerca de 20% da meta do projeto. Além da Travessa Mauriti, esta semana as frentes de trabalho também estão nas Travessas 14 de Abril, Antônio Barreto, Castelo Branco, Perebebuí, Barão do Triunfo, Pirajá e na Avenida João Paulo II.O trabalho realizado na Travessa Mauriti vai chegar a outros bairros de Belém

Modernidade e eficiência - De acordo com o presidente da Cosanpa, José Antonio De Angelis, mudanças estão ocorrendo dentro da Companhia e também para beneficiar os consumidores. “Ainda temos muito a melhorar, e precisamos avançar. Mas o tempo de abandono da Cosanpa ficou para trás. Essa obra é prova disso. Durante anos, moradores da Travessa Mauriti aguardaram a substituição total dessa rede, que dia sim, dia não, apresentava algum tipo de problema, e apenas o reparo era feito. Agora, como prometemos, iniciamos a instalação de uma rede totalmente nova, de material duradouro, moderno e eficiente. Esses são os adjetivos que estamos implantando na Cosanpa, pois queremos levar atendimento de qualidade que a população paraense merece”, ressaltou José Antonio De Angelis.

O Projeto de Redução e Controle de Perdas substituirá cerca de 150 quilômetros de rede e instalará 150 mil hidrômetros. O investimento de R$ 250 milhões beneficiará mais de 800 mil habitantes nos seguintes bairros: Barreiro, Batista Campos, Campina, Canudos, Castanheira, Cidade Velha, Comércio, Condor, Cremação, Fátima, Jurunas, Mangueirão, Maracangalha, Marambaia, Marco, Miramar, Nazaré, Pedreira, Reduto, Sacramenta, São Brás, Telégrafo, Terra Firme, Umarizal, Universitário e Val de Cans.