Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM CASA

Produtores assistidos pela Emater comercializam por delivery

Serviço substituirá durante o período da pandemia de coronavírus, o projeto Vitrine Artesenal

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
06/04/2020 14h48

Produtores assistidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), por meio do projeto Vitrine Artesanal, vão comercializar, seus produtos da agricultura familiar por delivery a partir desta terça-feira (7). Neste primeiro momento, o atendimento vai abranger a região metropolitana de Belém, mas a expectativa é que agricultores de outros municípios do Estado também participem de vendas no delivery. 

A ação é mais uma iniciativa da instituição em ajudar o agricultor familiar a comercializar seu produto e gerar renda, já que todos os agricultores do projeto estão impossibilitados de participar das tradicionais feiras itinerantes por conta do isolamento social de combate ao novo coronavírus. 

De acordo com a coordenadora do projeto, Sandra Filgueiras, o interessado em adquirir um produto pode entrar em contato com os produtores, inclusive por aplicativo de mensagem. “Para qualquer produto, a compra mínima para entrega (sem taxa) é de R$50, e abrange todos os municípios da região metropolitana de Belém”, garante.

Confira a lista completa dos produtores e seus contatos

Logística – Toda sexta-feira a Emater vai disponibilizar um veículo com motorista para levar agricultores até os clientes. O limite será de um produtor por viagem. “O mais importante é que durante as entregas todos vão estar com luva, máscara, touca, e álcool em gel, para garantir limpeza e higiene durante o processo” comenta a presidente da Emater, Cleide Amorim. 

A produtora Alcilene Carvalho, atendida pela Emater há dois anos, vai comercializar peixe, caranguejo e camarão, e explica que o apoio da Emater é fundamental neste período. “Estou preparada para atender a demanda e a instituição está de parabéns pela iniciativa”. Carvalho faz parte da Associação Filé do Mangue, de Bragança, região Nordeste, há seis anos, e todos os produtos que comercializa tem registro na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). 

Vitrine Artesanal

É um projeto que se destina à comercialização direta de produtos da agricultura familiar e a melhoria na renda das famílias, com sustentabilidade ambiental e técnicas artesanais e empreendedoras. Agora, por delivery, os 22 produtores participantes vão comercializar produtos variados, como biscoitos, bombons regionais, licores, doces e compotas, queijo, mel, hortaliças, filé de peixe, camarão e caranguejo. E, ainda, artesanatos, crochê e biojoias, plantas ornamentais, entre outros. 

Os agricultores cadastrados são dos municípios de Ananindeua, Belém, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará, da região metropolitana de Belém; Bragança, do nordeste, e Ponta de Pedras, do Arquipélago do Marajó.