Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Centro de Formação da Seduc abre inscrições para cursos à distância

As incrições podem ser feitas até a próxima quinta-feira (9)

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
06/04/2020 14h35

O Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) abrirá inscrições, a partir desta terça-feira (07), para a formação continuada de professores paraenses. Os cursos são EAD (Educação a Distância) e vão abranger todas as áreas de conhecimento, inclusive a educação especial. Podem participar professores efetivos e temporários das redes municipais, assim como da rede estadual de todo o Estado do Pará. 

O período de inscrição é curto e segue somente até o dia 9 de abril, no hotsite do Cefor.

Neste mês de abril a formação deve atender até mil docentes, gestores e especialistas em educação em cursos pela plataforma Google Sala de Aula. Vinculado à Seduc, o Cefor é voltado para a formação dos profissionais da educação básica com oferta de cursos o ano todo de forma presencial, semipresencial e à distância.

O coordenador do Centro, professor Augusto Paes explica que “os cursos ofertados neste mês fazem parte do portfólio de formação do Centro e, ocorrem ao longo do ano, sendo que pela primeira vez vamos oferecer cursos com várias áreas do conhecimento ao mesmo tempo”, destaca.

Segundo ele, os cursos têm como objetivo a democratização do acesso ao conhecimento científico, a promoção de discussões de temas transversais, interdisciplinares, contextualizados, que fomentam a participação ativa dos envolvidos por meio do uso de ferramentas educacionais. A cada mês a Seduc lançará uma oferta de cursos nessa modalidade.

A formação inicia na próxima segunda-feira (13) e segue até o dia 30 de abril. Entre os cursos ofertados, estão Ferramentas Digitais para Educação à Distância, que será ofertado pela Coordenação de Tecnologia aplicada à Educação (CTAE); Práticas Leitura e Escrita: letramentos possíveis; Ensino de Ciências no Brasil; Gestão Escolar e Educação Inclusiva e Historiografia dentre outros. Cada curso tem carga horária de 30 horas. “Esta formação é uma oportunidade para que os professores em meio a suspensão das aulas possam aprimorar os conhecimentos, investindo na formação continuada”, lembra Paes.