Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA

Pessoas em situação de rua começam a ser acolhidas em Santarém

O espaço destinado para o acolhimento dos moradores de rua é a sede do São Raimundo Esporte Club

Por Ronilma Santos (SRGBA)
06/04/2020 14h19

A exemplo do que foi feito em Belém, onde pessoas em situação de rua foram acolhidas no Estádio Mangueirão, como medida preventiva à contaminação pelo novo coronavírus, em Santarém, no oeste paraense, o Governo do Estado também vem prestando assistência a esse grupo. O trabalho teve início nesta segunda-feira (6) e o espaço destinado para o acolhimento dessas pessoas é a sede do São Raimundo Esporte Club (Panterão). A ação está sendo desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Santarém.

Todos os órgãos de Segurança Pública e de Saúde do Estado e do município estão envolvidos nesse trabalho por determinação do governador Helder Barbalho. Hoje iniciamos oficialmente o acolhimento e até agora recebemos 20 pessoas. Amanhã faremos novas buscas pelas ruas da cidade para trazer os desabrigados para o abrigo montado no clube", informou o secretário regional de Governo do Oeste, Henderson Pinto.

A estimativa é que o público acolhido ao longo dos próximos 20 dias fique em torno de 80 pessoas. Todos que chegam no abrigo passam por um processo de triagem, cadastro e higienização. Depois recebem atendimentos em saúde - como testes rápidos e vacinação - e alimentação. Serão quatro refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche e jantar. 

O acolhimento trouxe alívio e segurança para dona Merilane Magalhães, de 60 anos. Natural de Manaus, ela veio para Santarém há mais de 10 anos em busca de emprego, mas acabou tendo que morar nas ruas. "Eu vim pelo desemprego, pela fome e pelo medo. Eu fico lá no Centro POP durante o dia e, à noite, eu durmo nas calçadas. Tenho amigos das ruas que me protegem, mas Deus em primeiro lugar. Quando fiquei sabendo desse vírus, eu fiquei com medo, por isso estou muito feliz em poder ficar aqui esses dias, e estar sendo cuidada”, contou.

Em Santarém, além da parceria do Governo do Estado e do município, vários segmentos da sociedade se mobilizaram voluntariamente para ajudar com doações. "A Ufopa está ajudando com alimentação, fornecendo almoço; a igreja começou uma campanha de arrecadações, vários empresários e redes de supermercados também doaram alimentos e materiais de higiene pessoal. Com isso foi possível iniciar o acolhimento a estas pessoas”, destacou o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.

Solidariedade

Lençóis, alimentos não perecíveis, toalhas e produtos de higiene pessoal continuam sendo recebidos. Os pontos de arrecadação estão concentrados no Centro Regional de Governo do Oeste do Pará (Avenida 15 de Agosto com Siqueira Campos, 120), na SEMTRAS (por trás da Prefeitura) e na sede do São Raimundo Esporte Clube (Avenida Silva Jardim, bairro de Aparecida). Também está em funcionamento o Disque Doação: (93) 99135 1522.