Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABASTECIMENTO

Piscicultura garante peixe na Semana Santa no Marajó

Somente neste domingo (5), sete toneladas de tambatinga saíram de Gurupá com destino ao município de Breves

Por Aline Miranda (EMATER)
06/04/2020 11h56

Pescado vai abastecer população do Marajó na Semana SantaMesmo com as dificuldades provocadas pela pandemia da Covid-19, não vai faltar peixe na Semana Santa, na região do Marajó. Nesse domingo (5), famílias piscicultoras de Gurupá, atendidas pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), embarcaram sete toneladas de tambatinga para a região de Breves.

Além de abastecer a cidade de Gurupá, municípios vizinhos também estão sendo beneficiados. O incentivo mais aprofundado da Emater para a piscicultura começou há cerca de uma década, permitindo, inclusive, que muitas famílias migrassem da extração ilegal de madeira e pudessem mudar de vida.

Sete toneladas de tambatinga foram pescadas em Gurupá“Eram pessoas que se sustentavam de serrarias ilegais, viviam no limite. Hoje podemos dizer que a piscicultura é um destaque na agricultura familiar de Gurupá. É uma atividade que envolve desenvolvimento sustentável, segurança alimentar, diversificação da propriedade, geração de trabalho e renda”, exalta o chefe do escritório local da Emater, o engenheiro florestal Ted Fonseca.

Os irmãos Onésimo e Onelson de Jesus e os irmãos Alberto e Raimundo Morais, todos moradores da Vila Moju, criam peixe em tanque escavado e aproveitam a lateral das estruturas para cultivo de banana, goiaba, limão, maracujá, para complementar renda.

De acordo com dados da Emater, o lucro com piscicultura em Gurupá tem sido no mínimo de 40% e o faturamento anual de alguns produtores já alcança os R$ 200 mil. Com crédito rural da linha Mais Alimentos, intermediado pela Emater e liberado pelo Banco do Brasil (BB), o futuro é a expansão imediata dos negócios.