Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO 'TIRADENTES'

Para evitar aglomerações, PM intensifica fiscalizações em Belém

Contra o coronavírus, mais de 100 militares atuaram em oito bairros da capital paraense, neste domingo (5)

Por Matheus Soares (PM)
05/04/2020 18h33

Policiais militares atuaram em oito bairros de Belém A orientação do Governo do Estado é evitar aglomerações e ficar em casa. Uma maneira de combater e se prevenir da pandemia do coronavírus. Por isso, neste domingo (5), a Polícia Militar intensificou o trabalho de fiscalização nas ruas da capital paraense, por meio da Operação 'Tiradentes'. O Comando de Policiamento da Capital I esteve em oito bairros do centro de Belém. Ao todo, 104 policiais militares atuaram por meio de 21 viaturas, 9 motos, 4 cavalos e 1 ônibus. 

Na praça da República, cerca de 20 integrantes de uma igreja evangélica foram orientados a não se aglomerarem no local. Um representante do grupo, pastor Marcelo Campelo, garantiu que o grupo iria atender as orientações da PM e parabenizou o trabalho da corporação. "Não estamos aqui para atrapalhar o serviço da Polícia Militar e tampouco, exaltar bandeira ideológica ou partido político, nosso único objetivo é de orar pela saúde e o progresso dessa nação", garantiu o líder religioso.

Equipe da cavalaria reforçou o trabalho da Operação Tiradentes

A ação foi acompanhada por uma equipe da cavalaria. "Nós dialogamos com esse grupo religioso e advertimos sobre a impossibilidade de realização de cultos ou eventos semelhantes, mas eles explicaram que fariam apenas uma breve oração e respeitariam o espaçamento de pelo menos dois metros de distância entre eles. Nós acompanhamos a movimentação até o final e verificamos que eles cumpriram com a promessa", informou a coordenadora do policiamento, capitã Érika Costa.

Desde a promulgação do Decreto 609/2020, emitido pelo Governo do Estado do Pará, no mês de março, a PM intensificou as operações de caráter preventivo e repressivo na Região Metropolitana de Belém e no interior do Estado.

"Além de bares e restaurantes, temos equipes realizando ações de caráter educativo nas principais praças da nossa cidade" - capitã Érika Costa.

Sob a supervisão-geral do coronel Paulo Jorge Miranda Lucas, comandante do CPC I, tropas da unidade e do Comando de Missões Especiais (CME) da PM atuaram de forma integrada. Equipes do 2° Batalhão (2° BPM), Regimento de Polícia Montada (RPMont), motopatrulhamento do 28° BPM 'Batalhão Águia', Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam) e Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), intensificaram as ações de fiscalização e prevenção nos bairros Batista Campos, Campina, São Brás, Fátima, Reduto, Umarizal, Cidade Velha e Nazaré. 

"Recebemos uma denúncia sobre uma possível carreata incentivando o fim do isolamento social da população. Por isso, a Polícia Militar reforçou o policiamento ostensivo em vários corredores da cidade, assim como em alguns locais, onde algumas pessoas costumam visitar aos domingos. Distribuímos equipes em 13 pontos principais, entre eles, Complexo do Ver-o-Peso, avenida Visconde de Souza Franco, praças da República, Batista Campos... Tudo para minimizar a propagação do Coronavírus em nossa cidade", frisou o comandante do 2° BPM, tenente-coronel Getúlio Rocha, que também acompanhou de perto a operação policial.

Um dos objetivos da operação foi evitar aglomeração de pessoas em pontos de grande movimentação da capital

Reforço nas ruas

Mais de 900 policiais militares tiveram suas férias interrompidas durante o último mês de março, para reforçarem ainda mais as ações de policiamento ostensivas e de segurança pública em todo o Estado. Enquanto isso, outros 150 aspirantes a oficial e, que realizam o último ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) na Academia de Polícia Militar Coronel Fontoura (APM), também foram convocados pelo comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, para atuarem nos comandos de Policiamento da Capital I e II e no Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), durante o período de paralisação do curso.