Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DISTANCIAMENTO SOCIAL

Mais de 50% da população respeita recomendação e fica em casa na RMB

Levantamento é feito por tecnologia que mapeia as regiões com maior fluxo de pessoas

Por Walena Lopes (SEGUP)
04/04/2020 21h13

Mais de 50% da população concentrada na Região Metropolitana de Belém mantém o distanciamento socialA Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) divulgou, neste sábado (4), dados referentes a taxa de distanciamento social da população paraense neste final de semana. Por meio da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), que computa as informações através do software da empresa In Loco, mais de 50% da população concentrada na Região Metropolitana de Belém mantém o distanciamento social em combate ao novo coronavírus.

"Percebemos que os municípios que integram a região metropolitana, com exceção de Belém, conseguem manter o nível de taxa de distanciamento acima de 50%, alcançando uma média de 58,78%, nos sinalizando que a maioria da população consegue se manter na sua residência ao longo do dia. Em Belém, por sua vez, a taxa é de 52,8% em razão da sua própria dinâmica social, visto que as pessoas tem a necessidade de se deslocar mais em razão do trabalho e para realizar compras”, avalia o secretário adjunto de Inteligência, delegado André Costa.

Tecnologia avalia se pessoas estão em casa ou nas ruasSegundo o levantamento, os dez bairros da Região Metropolitana de Belém que apresentaram maior registro de aglomeração, nesta última sexta-feira (3), foram: Maracacuera (27,6%), Campina (28,8%), Pratinha (36,2%), Cidade Velha (36,7%) e Aeroporto (41,9%). Nos distritos de Mosqueiro e Icoaraci, os bairros quer registraram menor índice de aderência ao cumprimento das medidas foram os bairros do Maracajá (32,1%), Chapéu Virado (33,3%), Murubira (37,5%), São João do Outeiro (40%) e Parque Guajará (41,7%). 

“Percebemos que em algumas localidades acontecem uma concentração maior de pessoas, como no bairro da Pratinha e no Ver-o-Peso. Nesses locais, especialmente pelo período da noite, pessoas se deslocam para fazer compras de alimentos e negociações de pescado. Temos também a área da Ceasa onde as pessoas rotineiramente vão pela madrugada e início da manhã para compra de alimentos e fazer a sua distribuição; o bairro do Outeiro, em Icoaraci, que tem algumas localidades de aglomeração. Nesses pontos, o sistema de segurança vem identificado e orientando as pessoas para que evitem concentrações desnecessárias, como em casos de festas, boates, bares, restaurantes ou similares”, ressaltou André Costa.

“Esse equipamento de inteligência que estamos utilizando é novo em todo o mundo. Somos o primeiro estado do Brasil a utilizar essa tecnologia que nos permite a localização e referência do ranking de distanciamento social. Com ele podemos avaliar se as pessoas de fato estão ficando em suas residências ou se elas estão se deslocando às ruas, e assim conseguimos mapear o estado do Pará como um todo" - Ualame Machado, secretário de Segurança Pública. 

Ferramenta - A mensuração dos dados tem por objetivo analisar o comportamento e deslocamento da população paraense por bairros e nos municípios, diante das medidas decretadas pelo Governo do Estado quanto ao distanciamento social. O rastreamento é realizado a partir do número de série dos celulares, de cada indivíduo, de forma anônima, e a partir desse monitoramento as forças de segurança passam a mapear as regiões com maior fluxo de pessoas, intensificando ações de conscientização para manter as pessoas isoladas em suas residências. 

"Todos os órgãos do sistema de segurança estão envolvidos e são deslocados para as localidades intensificando a conscientização nos bairros, para que as pessoas se mantenham em casa”, destacou o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.