Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FISCALIZAÇÃO

Sefa apreende quase cinco toneladas de queijo no sudeste do Estado

Mercadoria estava sem documento fiscal e saiu do município de Palestina do Pará com destino ao estado do Tocantins

Por Ana Márcia Pantoja (SEFA)
05/04/2020 09h33

Carga de queijo não tinha documento fiscalServidores da Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (Sefa) apreenderam, na sexta-feira (3), no posto fiscal localizado em Palestina do Pará, no sudeste paraense, um caminhão que transportava quase cinco toneladas de queijo muçarela em barras sem nota fiscal, totalizando 1.197 barras de queijo, com 4 kg cada uma.

A mercadoria vinha de Palestina do Pará e tinha como destino o estado do Tocantins. O motorista do veículo que transportava o produto tentou evitar a fiscalização, foi perseguido e interceptado, sendo obrigado a parar.

O motorista disse que estava levando areia, mas na verificação foi constatada a existência da carga irregular. O caminhão foi escoltado até o posto fiscal, onde foi realizada a conferência física da mercadoria e a autuação, já que a carga estava desacompanhada de documento fiscal.

“Como o queijo apreendido era de procedência duvidosa e também estava sendo transportado sem refrigeração, a carga  foi entregue à Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) para os procedimentos legais cabíveis”, informou o coordenador da Unidade da Sefa em Carajás, Volnandes Pereira. Tomando como base de cálculo o valor de R$ 57.456,00 da mercadoria, o imposto devido mais multa totalizou R$ 17.581,54.