Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CORONAVÍRUS

Casas penais do Pará passam por desinfecção todos os dias

Medida visa garantir a proteção de servidores e custodiados contra a Covid-19

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
04/04/2020 15h21

A higienização nas unidades prisionais é feita com água e água sanitáriaA desinfecção diária está sendo realizada em todas as unidades prisionais do Estado como medida para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus. O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), está trabalhando para garantir a proteção de servidores e custodiados contra a Covid-19. 

No último sábado (28.03), a Diretoria de Logística, Patrimônio e Infraestrutura (DLPI) entregou pulverizadores para todas as casas penais, que estão sendo utilizados para higienizar as unidades prisionais com água e água sanitária. Além disso, é feita a limpeza das celas e blocos, procedimento que já ocorria antes mesmo do avanço da pandemia e contempla o protocolo de segurança do sistema prisional.

O trabalho de desinfecção ocorre todos os dias, em diferentes setores das unidades prisionais

De acordo com o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, a desinfecção diária é uma forma eficaz de manter o novo Coronavírus longe do sistema prisional. "Estamos agindo de forma rigorosa contra esse vírus. Diversas medidas já foram tomadas, como a separação dos presos que se enquadram no grupo de risco, criação de unidades de acolhimento para casos suspeitos e intensificação das limpezas. Dessa forma, estamos somando esforços para não deixar a Covid-19 chegar nas cadeias", afirma.  

Para reforçar os cuidados de precaução, a Seap distribuiu para todas as unidades Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas, máscaras descartáveis, capotes e tocas. Em março, foram entregues mais de 26 mil pares de luvas e 22 mil máscaras para a Região Metropolitana de Belém e interior do Estado, além de cerca de 10 mil litros de álcool em gel. A Seap recebeu ainda 4,5 mil litros de álcool 70% líquido do Governo, que também já foram distribuídos.