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DISQUE DENÚNCIA

Na primeira semana de funcionamento, novos canais de comunicação registram mais de 4 mil denúncias

Números revelam que população é fundamental para o trabalho de investigação das forças de segurança

Por Walena Lopes (SEGUP)
04/04/2020 13h18

Na primeira semana de funcionamento dos novos canais de comunicação do Disque Denúncia do Pará, foram registradas mais de 4 mil ocorrências recebidas através do aplicativo de mensagem WhatsApp, Chatbot, formulário via site e ligações no 181. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria de Inteligência e Analise Criminal (Siac), neste sábado (4).

Através do número (91) 98115-9181, disponível aos cidadãos paraenses desde o último dia 27 de março, as mensagens enviadas são recebidas e um diálogo se desenvolve a partir de informações solicitadas pela atendente virtual, com o objetivo de obter o máximo de informações pelo sistema de Inteligência Artificial Rápido e Anônimo, personificado por uma atendente virtual denominada Iara.

“Estamos tendo uma aceitação muito grande por parte da população, em relação aos novos canais de comunicação do Disque Denúncia. Através do WhatsApp, com a nossa atendente virtual, Iara, as denúncias aumentaram e a participação da população vem sendo registrada também pelos demais canais, como o Chatbot, o formulário disponível no site da Segup e ainda pelo número convencional, o 181”, falou o secretário de Segurança Pública do Estado, Ualame Machado.

Por meio do aplicativo de mensagens, qualquer pessoa pode enviar informações em texto, áudio, fotos e vídeos, além de localização. As informações podem ser também sobre crimes que já ocorreram para que possam ser solucionados, como por exemplo, recaptura de presos, venda de entorpecentes, localização de veículos roubados, entre outros. Ao fazer uma denúncia, a pessoa receberá um número de protocolo para acompanhar o andamento da demanda ou acrescentar informações.

Ferramentas de comunicação - O Chatbot é um sistema de troca de mensagens que funciona 24 horas, sete dias por semana, e que também recebe as denúncias garantindo o sigilo e o anonimato.

A caixa de diálogo fica localizada na parte inferior de todos os sites de segurança pública do Pará, como o das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros. A atendente virtual Iara também está presente neste canal de relacionamento com o cidadão.

Formulário - No site da Segup haverá um formulário onde qualquer pessoa pode fazer denúncias. Na ferramenta, poderá ser adicionado além de informações textuais, fotos, vídeos e a localização.

“Esse leque de opções tem nos aproximado da sociedade e mobilizado, de forma bem produtiva, a sua participação no auxílio do trabalho das forças de segurança quanto as elucidações de crimes. As denúncias são apuradas e os órgãos responsáveis dão andamento nas investigações. Importante destacar que as denúncias são anônimas, com total sigilo das informações emitidas, garantindo assim a segurança daqueles que colaboram com os órgão de segurança do Estado”, ressaltou o titular da Segup.

O Disque Denúncia ampliou também o seu alcance. Quem mora em localidades com o DDD diferente do 91 também pode fazer chamadas pelo 181, canal que permanece disponível para chamadas de voz, gratuitamente.