Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Agentes de segurança podem fazer curso online de prevenção ao novo coronavírus

Por Aline Saavedra (SECOM)
03/04/2020 16h28

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, disponibilizou o curso “Medidas Preventivas dos Profissionais de Segurança Pública para minimizar os riscos de contaminação da covid-19” por meio da plataforma EaD. O curso possui carga horária de 2 horas. Para acessar, basta clicar no link. O objetivo é oportunizar mais uma medida de proteção aos profissionais do Sistema de Segurança Pública que estão nas ruas. 

No Pará, seguindo o decreto governamental nº 609/2020, foram suspensas férias e licenças-prêmio dos agentes de segurança pública que estão nas ruas para garantir a segurança da população e orientando para aqueles que puderem ficar em casa, se mantenham em distanciamento social. A importância de ampliar o nível de conhecimento sobre o novo vírus é de evitar a contaminação e sua disseminação.

Como medida preventiva, a Secretaria de Segurança Publica e Defesa Social do Pará (Segup) já disponibilizou 130 mil luvas, 15 mil máscaras e 10 mil litros de álcool 70% aos agentes de segurança, totalizando um investimento de 1 milhão e meio de reais. 

“Nós estamos informando à todo o sistema de segurança pública uma versão à distância, EaD, que é um curso desenvolvido pela Senasp, do Ministério da Justiça e Segurança Pública para que todos os agentes de segurança possam realizar esse curso e poder ter mais informações para combater o novo Coronavírus. Nós tomamos as precauções necessárias que estavam ao nosso alcance, com o fornecimento de álcool em gel, máscaras e luvas para a nossa tropa, para aqueles que se expõem e que devem continuar mantendo a segurança da sociedade, que juntamente com as informações e a conduta social que se deve ter, possam estar com a saúde preservada para continuar agindo em favor da população”, afirmou o secretário de estado de segurança pública, Ualame Machado. 

O curso oferece orientações aos profissionais de segurança pública, desde a saída para o trabalho, os cuidados ao realizar abordagens e o retorno para casa, importante para não transmitir o vírus, caso infectado, para a família. O material foi concebido e elaborado pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da Senasp, seguindo as recomendações de médicos e especialistas. 

O conteúdo é pequeno (oito páginas) e autoexplicativo, contando com dois módulos: Orientações Gerais & Recomendações de Prevenção. Ao final do primeiro módulo, o aluno avaliará seu conhecimento, seguindo para o módulo seguinte.

Foram utilizados como fontes, guias e protocolos internacionais adotados pela Interpol - Organização Internacional de Polícia Criminal - OICP, criados exatamente para fazer frente a pandemias como o covid-19, nos países que a integram.

O mesmo grupo de bombeiros militares também adaptou e utilizou material produzido pela Immigrations & Customs Enforcement - ICE, do United States Department of Homeland Security, destinado a pandemias em geral.