Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Unidade prisional de Mocajuba começa a implantar ações de padronização

Com higienização e disciplina, a Seap vai melhorar a rotina e o ambiente de mais de 100 custodiados

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
02/04/2020 18h58

Nesta quinta-feira (2), o projeto de padronização das unidades penitenciárias do Estado chegou ao Centro de Recuperação Regional de Mocajuba (CRRMOC), na região do Baixo Tocantins. Os procedimentos são implantados pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio do Comando de Operações Penitenciárias (Cope) e Diretoria de Administração Penitenciária (DAP), e vão beneficiar 117 internos.

Segundo o diretor de Administração Penitenciária, Ringo Alex Frias, os custodiados já estão separados e passarão por padronização, com corte de cabelo e recebimento de novos uniformes, já nesta sexta-feira (3). “O procedimento de retomada da ordem e disciplina transcorreu de maneira ordeira e produtiva, de acordo com os protocolos de segurança”, informou o gestor.Militares do Cope já iniciaram as ações no Centro de Recuperação Regional de Mocajuba

Houve ainda uma revista minuciosa nas celas e retirado de todo o material não permitido, além de objetos em excesso, como roupas e pedaços de tecidos. Em seguida, foi feita a lavagem de todo o bloco carcerário. Na ação foram encontrados um celular com chip, um carregador de celular com cabo USB, dois cabos USB, três chips, um cartão de memória micro, oito estoques (armas artesanais), 12 lâminas de barbear, três lâminas de tesoura e um isqueiro.

Subcomandante do Comando de Operações Penitenciárias, o major Jackson Barros disse que o Cope a DAP adotarão todos os protocolos de padronização instituídos pela Seap, levando mais higiene, segurança, uniformidade e educação para a unidade. "Nosso intuito é humanizar a pena e dar mais dignidade às pessoas privadas de liberdade que estão sob a tutela do Estado", afirmou.

A padronização das unidades prisionais ajuda no processo de redução da criminalidade e dos índices de violência no sistema penitenciário.