Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Alimentação saudável é a arma mais acessível e eficaz no combate a vírus e bactérias 

O período de isolamento social é um momento oportuno para quem busca mais qualidade de vida e saúde

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
02/04/2020 14h46

A capacidade do organismo humano de se defender de invasores como vírus, bactérias ou fungos que venham causar doenças é chamada de imunidade. Se ela dá sinais de que está baixa é hora de ajustar a alimentação, priorizando alimentos ricos em vitaminas, minerais, etc. Para a nutricionista da Fundação Santa Casa, Dovani Dias, é fundamental seguir algumas dicas neste período de isolamento social em razão da pandemia de Covid-19.

“Todas essas dicas são importantes para todas as faixas etárias, porque se trata de alimentos que a gente obtém na natureza, e tudo que é natural é sempre preferível. A gente precisa eliminar aqueles produtos ultraprocessados, que são obtidos de processos industriais, cheio de aditivos, corantes, conservantes e outras substâncias, e procurar fazer uso daquilo que é natural e que vai trazer benefícios ao nosso corpo”, explica Dovani, que também é especialista em clínica de nutrição e atividade física.

A nutricionista defende que esses cuidados não devem ser adotados apenas em tempo de confinamento. "A gente não tem que pensar em uma alimentação saudável só agora. Tem que ter isso como prática diária, porque assim a gente vai estar construindo um corpo forte, capaz de impedir qualquer tipo de infecção e resistir melhor a doenças, ao aparecimento de cânceres, diabetes, hipertensão. Isso tudo pode ser construído com uma alimentação saudável.”

"Bem alimentado", o corpo se torna um ambiente propício ao estímulo de anticorpos e bactérias do bem. Incrementar a dieta com o consumo de alimentos com alto poder antioxidante é a dica, pois isso ajuda a combater os radicais livres gerados pelo estresse emocional do momento e a inflamação crônica que destrói o sistema imunológico, facilitando o desenvolvimento de doenças.

Veja alguns alimentos saudáveis que podem ser consumidos diariamente e suas propriedades:

Vitamina C: Acerola, limão, laranja, tangerina, pimentão verde e vermelho

Vitamina E: Amendoim, castanhas do Pará, nozes, semente de girassol, amêndoas, castanha de caju

Selênio: Castanha do Pará

Zinco: Semente de abóbora, semente de girassol, amêndoas

Vegetais crucíferos ou brássicos: Espinafre, jambu, taioba, couve, repolho, couve flor, brócolis

Luteína: Ovos

Glutationa: Abacate

Flavonóides: uva roxa ou preta, açaí, salsa, couve

Beta caroteno e Licopeno: cenoura, tomate, pupunha, tucumã, abóbora

Temperos: Cheiro verde, gengibre, canela, cravo, pimenta, cominho

Vitamina D3: ativada pela exposição solar ou obtida por suplementação via oral.