Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO EMERGENCIAL

Ações de limpeza avançam no bairro da Pedreira, em Belém

Retirada de entulhos e limpeza dos canais deve evitar novos alagamentos no bairro

Por Matheus Rocha (SEAC)
02/04/2020 14h30

As ações emergenciais de limpeza de canais de Belém avançam no bairro da Pedreira. Na manhã desta quinta-feira (02), trabalhadores intensificaram os serviços ao longo do canal da Travessa Visconde de Inhaúma. A ação no local conta com a atuação de mais de 100 trabalhadores e dezenas de máquinas, como caçambas e retroescavadeiras.

Segundo o engenheiro Cássio Galvão, representante da empresa responsável pelo serviço, esta semana já foi recolhido um volume de 750 metros cúbicos de entulho, o suficiente para encher 50 caminhões de caçamba.

Manoel da Silva MoreiraManoel da Silva Moreira reside há 39 anos no bairro da Pedreira. Ele estava desempregado, mas foi contratado para atuar como encarregado pelas equipes de limpeza que estão atuando no bairro. Ele sabe e já sentiu na pele os problemas causados pelos alagamentos na área.

“Antes eram muitos alagamentos e muito lixo dentro do canal. A população tem que se conscientizar de que a limpeza faz parte da nossa saúde. Sujeira é doença”, afirma Manoel, que também agradece e parabeniza o Governo do Estado pela iniciativa. “O Governo do Estado acertou ao fazer o serviço de limpeza que está sendo feito hoje. Esta é uma grande ação e eu fico muito grato por estar participando disso", complementou.

Os serviços de limpeza no canal da Travessa Visconde de Inhaúma começaram na última segunda-feira (30). Quem mora no local  já percebe mudanças importantes, como afirma o cabeleireiro Emanoel Dias, que há 25 anos mora no bairro da Pedreira, às margens do canal da Travessa Visconde. “Aqui no canal sempre enchia. Depois do serviço de limpeza começou a ficar legal. Com certeza este serviço vai ajudar a reduzir os alagamentos e muitas pessoas vão ser beneficiadas”, afirmou. 

A ação de combate a alagamentos deve seguir no bairro ao longo da próxima semana. A expectativa é que as equipes avancem com os serviços até a Travessa Lomas Valentinas.