Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FISCALIZAÇÃO

Unidades prisionais de Santarém passam por limpeza e padronização

Além da higienização, todas as celas foram revistadas para busca e apreensão de objetos ilícitos

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
01/04/2020 08h12

Como parte do plano estadual de padronização e fiscalização das unidades prisionais, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio do Comando de Operações Penitenciárias (Cope), implantou procedimentos no Centro de Reeducação Feminino de Santarém (CRF Santarém), na segunda-feira (30), e na Central de Triagem Masculina de Santarém (CTMS), na terça (31).

Em ambas as unidades, a ação efetivou procedimento de revista em todas as celas para busca e apreensão de objetos ilícitos. Foram realizadas ainda a limpeza e a higienização das unidades, visando melhores condições às pessoas privadas de liberdade, que recebem também kits de higiene, uniformes, além de triagem para atendimento biopsicossocial. O objetivo da ação é reduzir a criminalidade dentro e fora das unidades prisionais.

A aplicação dos procedimentos penitenciários padrões adotados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e das Portarias da Seap garante a tomada da unidade do controle de organizações criminosas, bem como a padronização das ações juntamente as demais unidades estaduais. Os servidores penitenciários do CRF e da CTMS também receberão capacitação para manutenção dos procedimentos.
 
“Seguindo o cronograma de implantação de procedimentos nas unidades penais, no CRF foi retirado o que era desnecessário das celas. Também realizamos a limpeza, higienização e dedetização, trazendo humanização e dignidade novamente para o ambiente carcerário, e mostrando às internas que o Estado está dentro dos presídios trazendo melhorias e dando oportunidade para ressocialização e retorno para a sociedade”, afirma o Ten. Cel. Vicente Neto, comandante do Cope. 
 
Controle – Na Central de Triagem Masculina de Santarém foram apreendidos 01 chip de aparelho telefônico, 01 estoque, diversos remédios e mais de 300 reais em dinheiro. Os internos das celas em que os ilícitos foram apreendidos responderão Procedimento Disciplinar Penitenciário (PDP) e a quantia será revertida para a realização de melhorias estruturais na unidade.