Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO ARTICULADA

Cigesp instala gabinete de crise para combate ao Covid-19

Por Walena Lopes (SEGUP)
31/03/2020 17h50

O Comitê Integrado de Gestores de Segurança Pública do Pará (Cigesp) aprovou, na manhã desta terça-feira (31), a resolução 001/2020, que cria um gabinete de crise interno, no âmbito da Segurança Pública do Estado, para definir ações e construir diretrizes de combate à covid-19 no Pará. A reunião foi realizada por meio de videoconferência, no plenário da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Socia (Segup).

“Os membros do Conselho Estadual de Segurança do Estado avaliaram a necessidade de criar um gabinete interno da segurança pública para que pudéssemos, de forma unificada, definir diretrizes para gerenciar a crise decorrente da pandemia do novo coronavírus. Por meio dele vamos traçar metas, avaliar necessidades e encontrar soluções que possam ser apresentadas ao gabinete de crise oficial do Governo do Estado, que foi montado assim que surgiu o primeiro caso, para combater a disseminação do vírus no território paraense”, explicou o secretário de Segurança Pública do Estado, Ualame Machado.

As reuniões dos grupos acontecerão diariamente e as deliberações serão levadas ao gabinete de crise oficial do EstadoO gabinete de crise implementado pelos gestores de segurança pública será composto por quatro frentes de atuação específicas, divididas nos seguintes grupos de trabalho: Operacional, de Inteligência, de Comunicação Social e de Monitoramento - ficando a cargo deste último avaliar os resultados empreendidos pelo gabinete.

As reuniões dos grupos acontecerão diariamente e as deliberações serão levadas ao gabinete de crise oficial do Estado para discutir os resultados. Os encontros serão feitos por meio de videoconferências, atendendo as orientações de isolamento social estabelecida pelo decreto estadual nº 609/20, que proíbe aglomerações.

“Serão realizadas reuniões diárias para que possamos deliberar sobre todas as ações desenvolvidas no dia anterior e verificar as necessidades apontadas, os ajustes, o grau de produtividade e as estratégias que precisam ser adotadas por cada um dos órgãos. Assim, os gestores apresentarão os resultados da sua área no gabinete oficial”, ressaltou o secretário

O gabinete de crise interno é composto por todos os gestores que fazem parte do Sistema de Segurança Pública do Pará, representados pelo titular da Segup, Ualame Machado; pelo secretário de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos; pelos comandantes da Polícia Militar, Cel. Dilson Júnior, e do Corpo de Bombeiros, Cel. Hayman de Souza; pelo diretor do Centro de Perícias Científica Renato Chaves (CPCRC), Celso Mascarenhas; pelo delegado geral da Polícia Civil, Alberto Teixeira, e pelo diretor do Departamento de Transito do Estado (Detran), Marcelo Guedes.

As demandas especificas do gabinete serão focadas na atuação e participação de cada órgão no auxílio às ações de combate à covid-19 empreendidas pelo Estado. Serão discutidas em grupos as ações e deslocamentos das forças de segurança, no suporte ao sistema de saúde pública do Estado, e ainda nas questões que competem exclusivamente à segurança, como operações policiais, atendimento nas delegacias, fiscalizações de trânsito e perícias.

“Estarão presentes todos os que fazem parte dos órgãos que compõem o sistema de segurança. As informações e atuações levantadas serão levadas por estes membros até o gabinete de crise governamental, onde serão discutidas propostas e soluções para conter a pandemia, além de definir qual o direcionamento e atuação, de cada força de segurança, no que compete ao combate da covid-19 no nosso Estado”, finaliza Ualame Machado.